O inverno, que nem bem deu as caras em 2014, se despediu neste final de semana. A primavera começa oficialmente às 23h59min desta segunda-feira e, de acordo com as expectativas, a estação deve ser amena. Não há previsão de secas nem de chuvas rigorosas para o trimestre.
Fenômeno que comumente assusta por causar grandes secas ou tempestades torrenciais, o El Niño deve ocorrer nesta primavera. Mas, de acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, não há motivo para preocupações.
- Os moradores do Sul ficam apreensivos com a previsão de El Niño porque, em anos de El Niño normal, chove muito na região. Mas este será de fraca intensidade. Ao que tudo indica será o El Niño Modoki, que do japonês significa "parece mas não é". Neste caso, é El Ninõ, mas não parece muito - tranquiliza.
Conforme o Climatempo, o fenômeno vai atingir todo o país e garantir que a chuva comece na hora certa, mas com mais calor do que a normalidade. Em geral, as precipitações devem ocorrer em pancadas geralmente nos períodos da tarde e da noite, tornando-se mais frequentes à medida em que o verão se aproxima.
Para quem programou férias para outubro, uma boa notícia. Segundo Nascimento, as chuvas no mês devem ocorrer abaixo da média. Em novembro, conforme o meteorologista, devem ser registradas em intensidade de normal a acima da média.
Para dezembro, precipitações levemente acima dos índices normais são esperadas para o interior do Rio Grande do Sul.
Nascimento também destaca boas notícias quanto à temperatura na primavera. Em outubro, o termômetro deve ficar acima da média para o período e, nos demais meses, de normal a ligeiramente acima da média. Os meteorologistas ainda não arriscam previsões para o verão, que inicia em 21 de dezembro.
Inverno termina sem o frio intenso
O inverno de 2014 atendeu às previsões dos meteorologistas: o frio rigoroso e a neve de 2013 não apareceram. Por causa do já conhecido fenômeno El Niño, os três meses tipicamente mais gélidos do ano foram mais chuvosos do que frios. Os caxienses vestiram casacos pesados apenas em dias isolados. Até a geada apareceu mais tímida no inverno que se encerra nesta segunda-feira.
Como previram meteorologistas, as ondas de frio duraram pouco e foram sucedidas por dias de temperatura amena. Um dos motivos foi a persistência da chuva, que desfavorece a chegada do frio.
Diante do inverno atípico, o comércio teve de se adaptar. Com receio de não liquidar o estoque até o fim da estação, lojas diminuíram os preços logo no início do inverno. A estação iniciou em junho e, no mês seguinte, vitrinas já convidavam os clientes a aproveitar os descontos, que chegaram a 50% em alguns estabelecimentos.