Nove dias, três arrombamentos e um prejuízo de aproximadamente R$ 5 mil. No mês de agosto, por três vezes o Mosaico Centro Dia foi arrombado durante as madrugadas, na Rua do Ipê, no bairro Cinquentenário. O primeiro ocorreu no dia 11 de agosto, quando os bandidos forçaram as janelas de ferro com chaves de fenda e furtaram um monitor e uma garrafa térmica.
Dois dias depois, o lugar foi alvo de ladrões novamente. Além de levarem um teclado semi profissional, um microfone, um DVD e um cabo de som, oito portas internas de madeira foram depredadas. Em um terreno baldio ao lado do prédio, quatro caixas com quase 100 litros de leite foram abandonadas durante a fuga e recuperadas.
No dia 19, mais prejuízo: duas portas foram arrombadas com chutes e teclado, caixa de som, microfones e cabos de som foram levados. O lugar conta com alarme e empresa de segurança, mas os bandidos entram no pátio cortando a tela que cerca o terreno.
O Mosaico Centro Dia é um programa da Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (ENCA)e atende 120 crianças, adolescentes e adultos com diagnóstico de transtorno global do desenvolvimento (TGD) e outras necessidades especiais.
Os recursos para o desenvcolvimento das atividades vêm da prefeitura, doações da sociedade civil e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Aldolescente (Comdica). Os objetos furtados são usados em oficinas de musicaterapia.
- Não chegamos a interromper atividades, mas isso cria uma instabilidade muito grande entre a equipe e os pais. A impressão que dá é que os arrombamentos foram feitos por um grupo de pessoas. Enquanto uns estragam as estruturas, outros entram e pegam os artigos. O fato de ter um terreno baldio ao lado parece ajudar na fuga - diz o coordenador Adriano Blanco.
Entidade quer mais segurança
Os estragos nas portas e janelas foram consertados por voluntários, mas a entidade reivindica melhorias no prédio. Em assembleia, o Comdica aprovou o envio de um projeto da Enca para a implantação de medidas de segurança no Mosaico Centro Dia. É o Comdica quem delibera sobre os repasses dos Fundos dos Direitos das Crianças e Adolescentes (contribuição de pessoas físicas e jurídicas de1 % e 6% do imposto de renda).
O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 25 mil com instalação de muros, portas de ferro e grades nas janelas do prédio do Mosaico. O repasse de verbas para viabilizar o projeto, porém, deverá ser autorizado pela Fundação de Assistência Social (Fas).
Um grupo de pais também procurou a Guarda Municipal para solicitar a instalação de câmeras de segurança, o que também deve passar pela autorização da Fas.
- Estamos pensando na segurança das crianças que passam o dia no centro -esclarece a promotora Irene Gazziero, 55 anos, mãe de uma adolescente de 17 que participa das atividades.
Há um mês, reportagem do Pioneiro já havia denunciado uma série de roubos e arrombamentos no Cinquentenário. Por conta disso, foi intensificado o trabalho do policiamento comunitário durante as madrugadas. Há um mês, a viatura do bairro, que passou cinco meses em conserto, voltou a circular na comunidade. Neste período, o policiamento comunitário teve de utilizar viaturas reservas ou fez a pé o patrulhamento.
Insegurança
Entidade assistencial é arrombada três vezes em nove dias, em Caxias
Expectativa é que Fundação de Assistência Social aprove projeto para melhorias na segurança do Mosaico Centro Dia
GZH faz parte do The Trust Project