O projeto Contapete, realizado na Biblioteca Parque Largo da Estação, em Caxias do Sul, proporciona um divertido contato entre as crianças e os livros por meio da contação de histórias.
- A ideia é provocar, incentivar e criar um novo leitor desde cedo. A contação de histórias trabalha a imaginação da criança - destaca Salete Susin, coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal de Cultura.
Envolvidos pelas estripulias do porquinho Léo ou as aventuras da Bruxonilda, cerca de 30 alunos da Escola da Educação Infantil Doce Sonho visitaram o espaço tombado e recém revitalizado da antiga Casa de Máquinas da Estação Férrea na última terça-feira, dia 29 de julho, e foram recebidos pelas contadoras Flavia Meneghini e Nina Albuquerque.
- Leo é um porquinho que estava apaixonado pela galinha Albertina. Ele não sabia como chamar a atenção dela. Então, resolveu pedir conselhos aos seus amigos. Então, perguntou ao galo... - encenava a professora Nina, 57, que, a cada novo detalhe contado, arrancava risadas e aplausos da criançada.
Para ela, a experiência é enriquecedora e revitalizante:
- As crianças têm uma energia boa, que contagia a gente. E como eles, não gosto de ficar parada. É por isso que nos damos bem.
- Assim, cria-se uma ligação afetiva importante entre o contador e a criança. Essa parte lúdica atrai muito os pequenos e desperta neles a importância do livro - completa Salete.
Veja uma galeria de fotos do projeto
Outro diferencial do projeto, conforme Salete, que é as crianças participantes do Contapete são estimuladas a manusear os livros. Além disso, todo o acervo infanto-juvenil da biblioteca (cerca de 4 mil volumes) está disponível para retirada gratuita, mediante cadastro prévio. O sócio pode retirar a cada visita, cinco livros e permanecer com eles por 15 dias, ou ainda, utilizar o espaço para leituras locais.
Além de terças e quintas, destinadas preferencialmente a escolas da rede pública municipal, o Contapete dispõe de horários, pela manhã e tarde, disponíveis a outras escolas públicas e privadas que desejarem participar. O agendamento pode ser feito Departamento do Livro e da Leitura, pelos telefones (54) 3214.5937 e 3214.6083.