Os preparativos para o sepultamento do padre Ênio Tarasconi, 88, às 9h30min deste sábado, começaram cedo na manhã desta sexta-feira. Às 8h, uma equipe iniciou a construção de um túmulo na entrada da Igreja São Pio X, templo que o sacerdote ajudou a construir.
Jeferson Rodrigues da Rosa, supervisor de obra, foi o encarregado de preparar a sepultura.
- Nunca havia feito esse tipo de serviço. Mas o padre Ênio era muito querido em nossa empresa e nos foi passada essa tarefa - explica.
Mainar Longhi, 63, é ministro da eucaristia e cuidador da igreja há três anos. Diariamente, abre o templo às 5h e fecha-o às 19h, após a missa da tarde. Segundo ele, padre Ênio será o primeiro sacerdote enterrado na igreja.
- Ele ajudou na construção dessa igreja. É uma homenagem mais do que merecida para este homem que ajudou tantas pessoas em dificuldade.
Dentro da igreja, próximo ao ponto do sepultamento, encontram-se as cinzas do arquiteto Ângelo Guizzo , que projetou o templo. A homenagem ao arquiteto é do próprio padre Ênio. Uma placa diz: "A quem deve o esplendor das obras da Igreja de São Pio X".
De acordo com a Diocese, o único sacerdote enterrado dentro de uma igreja em Caxias do Sul é o padre Eugênio Ângelo Giordani, em São Pelegrino.
Padre Ênio Tarasconi morreu na noite de quinta, vítima de câncer. O velório segue até as 14h na Capela A do Memorial São José. Após, a cerimônia será transferida para a paróquia do Pio X, onde ele será sepultado às 9h30min deste sábado.
Sepultamento
Padre Ênio será o segundo sacerdote sepultado dentro de uma igreja em Caxias
Túmulo está sendo construído na entrada da Igreja São Pio X
GZH faz parte do The Trust Project