As vacinas contra a hepatite A estão disponíveis nas 47 Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul. Todas as crianças com um ano de idade deverão ser vacinadas, conforme norma técnica divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde. A aplicação será em dose única e a expectativa é de que 500 crianças sejam imunizadas por mês.
A hepatite A é uma doença totalmente curável quando o portador segue corretamente as recomendações médicas. A doença causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante em menos de 1% dos casos. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a melhor forma de prevenção é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico, como por exemplo:
- Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;
- Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
- Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
- Não compartilhar utensílios pessoais;
- Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios, para não comprometer o lençol d'água que alimenta o poço. Deve-se respeitar, por medidas de segurança, a distância mínima de 15 metros entre o poço e a fossa do tipo seca, e de 45 metros, para os demais focos de contaminação, como chiqueiros, estábulos, valões de esgoto, galerias de infiltração e outros.
Prevenção
Vacinas contra a hepatite A estão disponíveis nas UBSs de Caxias do Sul
Todas as crianças com um ano devem ser imunizadas
GZH faz parte do The Trust Project