O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, João Victor Domingues, passou pela Serra na quinta e na sexta-feira para vistoriar o andamento das obras do Crema Serra, programa que terceirizou a manutenção de 195 quilômetros de rodovias da região pelo prazo de cinco anos.
Em entrevista ao Pioneiro, Domingues falou sobre o andamento de algumas das principais demandas de infraestrutura nas estradas da região. Confira os principais trechos.
Pioneiro: A Rota do Sol, entre Caxias do Sul e Lajeado Grande, estará pronta até novembro, quando se intensifica o fluxo ao litoral?
João Victor Domingues: Nós teremos 25 quilômetros em setembro com sete centímetros de asfalto. As pessoas têm que perceber que o asfalto que está ali hoje, de dois centímetros, ele é uma base. O asfalto definitivo terá uma camada de mais cinco centímetros. Serão sete centímetros de asfalto e a sinalização toda renovada. Então, até setembro nós teremos 25, 30, quilômetros prontos, e até novembro teremos mais outro tanto pronto. A estrada estará praticamente toda ela com os dois centímetros aplicados, mas com sete centímetros em novembro, cerca de 90%. Eu diria que os 10% que estarão faltando serão concluídos em janeiro, fevereiro do ano que vem.
Pioneiro: Por que os cidadãos devem acreditar que a RS-122 será duplicada entre Farroupilha e Bento e entre São Vendelino e Nova Milano?
Domingues: Por que esse é um compromisso que vai se realizar? Primeiro porque nós temos a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), uma empresa pública, que está elaborando o projeto executivo. O contrato está em andamento, o contrato de elaboração do projeto executivo, que ficará pronto em novembro deste ano, já apontando as formas que nós teremos para viabilizar, via EGR, a duplicação da 122.
Pioneiro: De onde sairá o dinheiro para duplicar a RS-122, incluindo a construção de viadutos? Domingues:
Os recursos ainda não estão aportados porque eu preciso do projeto primeiro, que vai me dizer quanto custará e qual é a melhor alternativa, tanto para a duplicação da 122 quanto para a eliminação da "curva da morte". A EGR terá em mãos um estudo que apontará para uma nova praça de pedágio comunitário destinada a financiar a duplicação ou outra forma de operação. Mas o que tenho visto aqui é que as pessoas não são contra uma praça de pedágio comunitário, com um preço baixo que financie uma duplicação. As pessoas eram contra a praça de pedágio de Farroupilha e não ter investimentos. Não temos prazo, só depois do projeto pronto.
Pioneiro: O Daer boicotou o governo Tarso? Por que as promessas de 2010 só agora começam a ser cumpridas?
Domingues: Não acredito em boicote. Acredito que nós tivemos problemas de gestão no início do governo. O que que nos difere dos outros governos? Nós tínhamos recursos para investimentos, e temos recursos para investimentos. Tivemos problemas de gestão, para destravar um conjunto de amarras burocráticas, e conseguimos isso agora, no último período, e as obras começam a acontecer.
Pioneiro: Os 100 quilômetros de rodovias no entorno de Bento Gonçalves (RSC-470) começam a ser recuperados quando? E qual a previsão de término?
Domingues: As obras do Crema para aquela região começaram nesta semana, com roçada, tapa-buraco e reforço na sinalização. Nós teremos agora, em um prazo de 30, 45 dias, o projeto executivo das obras pesadas, de pavimento. Elas começam na segunda quinzena de agosto, primeira semana de setembro. O término vai ser definido assim que estivermos ajustando o projeto executivo, mas a nossa ideia é antecipar o calendário de conclusão das obras. Mas eu posso me comprometer que em um prazo de seis meses a população já irá notar a diferença em relação ao estado que a rodovia está hoje.
Pioneiro: O trecho da ERS-110 que desmoronou em Jaquirana será recuperado em 2014? Domingues:
A situação de Jaquirana é muito mais grave do que aconteceu na 431 (ERS-431, entre Bento e Guaporé, pista interditada em novembro de 2013 devido a uma rachadura), pelo menos o dobro da gravidade. Na segunda-feira (dia 21) teremos um projeto de desvio, porque nós vamos ter que detonar parte da encosta do morro, aproveitar o material rochoso dessa detonação para a recuperação definitiva da rodovia, e no espaço que restar dessa detonação nós vamos construir o desvio. Segunda-feira terei o projeto do desvio e, como é uma emergência, se tudo estiver ok no projeto, durante a semana que vem mesmo nós já iniciaremos o processo de contratação emergencial da obra para dar acesso a Jaquirana e a Bom Jesus pela 110.
Infraestrutura
Secretário faz um panorama sobre a situação das estradas da Serra
Titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura vistoriou o andamento das obras do Crema Serra
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