Inspirados no filme 'Colcha de Retalhos' e com a orientação da professora de Artes Giane Ries, 120 alunos dos segundos e terceiros anos da Escola Estadual João Triches, confeccionaram seis colchas de retalhos temáticas. A proposta da professora era fugir do convencional e mostrar novos horizontes para os jovens.
- Os alunos ficam muito tempo no celular e se torna difícil conquistar a atenção deles em sala de aula. Busquei fazer esse trabalho mais manual e estimular a imaginação de forma que eles se inspirem na hora de escolher uma profissão e até de fazer uma prova como o Enem -, conta a professora.
Depois de quase três meses de trabalho, os alunos puderam conferir como ficaram as colchas que eles próprios costuraram pedacinho por pedacinho. Os trabalhos ficarão expostos na escola para apreciação dos demais alunos e dos pais.
Entre os meninos, a maior dificuldade foi aprender a dominar a linha e a agulha.
- O mais difícil foi costurar. Tive que pedir ajuda para as colegas, mas gostei muito de expressar um dos meu sonhos para o futuro, que é ser jogador de futebol-, lembra Gabriel Reis, 17.
- Senti bastante dificuldade para costurar. Não é machismo, mas normalmente as meninas têm mais facilidade com esses trabalhos manuais. Tive que pedir ajuda para elas -, diz Thiago Farina Telles, 16.
Com o tema 'Sonhar a cada dia nos leva a paraísos diferentes', Renata Graciano da Silva Camboim, 15, expressou sua criatividade desenhando uma guitarra e enfeitando o instrumento com lantejoulas.
- Meu sonho é aprender a tocar guitarra e isso completaria a frase do tema, pois me levaria a um paraíso diferente -, completa Renata.
Antes de receberem os retalhos, as colchas foram costuradas por um grupo de voluntárias e pela mãe de um aluno. Depois de expostas elas serão rifadas e o valor arrecadado será revertido na compra de fraldas geriátricas que serão doadas para um Lar de idosos.
Para os alunos foi uma aula de criatividade e solidariedade.
Educação
Alunos da Escola João Triches produzem colcha de retalhos temática, em Caxias do Sul
Os trabalhos serão rifados e o valor arrecadado será revertido em solidariedade
GZH faz parte do The Trust Project