Em Caxias do Sul, 49 entidades estão cadastradas no projeto Nota Fiscal Gaúcha, que incentiva o cidadão a incluir o número do CPF na emissão do documento fiscal no ato de uma compra. Além do participante concorrer a prêmios de até R$ 1 milhão, entidades recebem ajuda do governo do Estado. Mas é preciso fazer um cadastro no site do programa para poder concorrer e, principalmente, ajudar.
Frei Jaime Bettega, padrinho do Projeto Mão Amiga, uma das entidades beneficiadas, diz que a iniciativa do governo é uma forma das pessoas ajudarem os necessitados sem precisar tirar dinheiro do bolso:
- O Mão Amiga está iniciando uma campanha de divulgação em nome de todas as entidades de Caxias do Sul cadastradas no Nota Fiscal Gaúcha. Distribuiremos folhetos explicando como funciona o programa. É uma iniciativa que depende da adesão da população. Poder ajudar é um privilégio que garante felicidade.
O Mão Amiga encaminha crianças carentes, de zero a seis anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito, para escolas particulares. Metade da mensalidade é paga pelo projeto e a outra metade pelos pais, que são direcionados ao mercado de trabalho. O projeto atende 1,3 mil crianças colocadas em 87 escola de educação infantil. Mas a lista é grande: mais de 2 mil aguardam uma vaga.
Das 49 entidades de Caxias do Sul cadastradas, 31 já ganharam benefício do governo.
O Mão Amiga já recebeu duas parcelas de R$ 4 mil do Programa Nota Fiscal Gaúcha.
Para participar, basta acessar o site www.notafiscalgaucha.rs.gov.br, cadastrar seu CPF e indicar três entidades da sua região (assistência social, educação e saúde)
e uma entidade de outra região em qualquer área. Depois é só informar seu CPF em todas as compras. As entidades escolhidas receberão bônus e você concorrerá a prêmios em dinheiro, além do desconto de 5% no IPVA.
Cidadania
Projeto Mão Amiga, de Caxias, incentiva comunidade a colocar CPF na nota
Programa Nota Fiscal Gaúcha dá prêmios e ajuda entidades assistenciais do Estado
GZH faz parte do The Trust Project