Após resolver parcialmente a discussão sobre o acesso a Monte Bérico, garantindo a semaforização do trecho como medida paliativa, o Ministério Público quer novamente a atenção do Estado para as condições das estradas da Serra. Desta vez, o MP exige que o Estado, intermediado pela Secretaria da Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra) e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), tire do papel as melhorias prometidas para os pontos críticos da Rota do Sol.
Um estudo elaborado há mais de um ano pelo próprio Daer previa melhorias para 13 pontos. Após o MP instaurar inquérito judicial neste ano, o Daer devolveu um novo documento com 16 acessos críticos.
Por isso, uma reunião agendada para a próxima segunda-feira, 30 de junho, envolvendo MP, Daer e Seinfra deverá formalizar o acordo sobre Monte Bérico e estruturar nova batalha em relação aos pontos críticos. No último encontro, o MP decidiu que irá retirar a ação que exigia mais segurança no acesso a Monte Bérico, na Rota do Sol, porque o Estado já se comprometeu com soluções para o trecho.
- Monte Bérico é perigoso, mas não é tanto como o acesso ao Posto São Luiz, no Santa Fé. Nós avançamos bastante com Monte Bérico e não queremos perder a atenção que o Estado está dando - compara o promotor Ádrio Gelatti.
Confira os 16 pontos que o novo estudo elaborado pelo Daer identifica como perigosos
Ponto 1 - Acesso ao Distrito Industrial
:: Estudo diz que o acesso é precário, sem faixas auxiliares para entrada e saída de veículos,
:: Seinfra diz que há um projeto em elaboração para o fechamento da rótula feito pela Voges e aguarda ajustes.
Ponto 2 - Acesso ao bairro Cidade Nova
:: Existe uma rótula aberta que não atende ao fluxo de veículos da rodovia que acessam o bairro.
:: Seinfra diz que não há estudo previsto para melhorias deste ponto.
Ponto 3 - Acesso à Monte Bérico
:: Há uma interseção do tipo rótula aberta
:: Semaforização encaminhada para a Celic e construção de uma rótula fechada a longo prazo.
Ponto 4 - Acesso aos Pavilhões da Festa da Uva
:: Há uma rótula aberta próxima a um viaduto na Avenida Ludovico Cavinatto.
:: Não há estudo nem projeto para o trecho.
Ponto 5 - Acesso ao bairro Santa Fé/ Codeca/ Posto São Luiz
:: A rótula não atende ao grande volume de carros e é um dos pontos mais críticos
:: A Seinfra diz que o projeto foi feito pela Sulvias e a prefeitura tem recursos do PAC para executar a obra.
:: A prefeitura alega que está desenvolvendo o estudo.
Ponto 6 - Acesso ao bairro Santa Fé / Av. Mário Lopes
:: Há uma rótula aberta próxima ao viaduto da Av. Mário Lopes sob a rodovia,
:: O Daer não possui estudos e/ou projetos para o referido ponto e recomenda a reformulação da interseção com a implantação de uma rótula na avenida, e a proibição de movimentos de conversão à esquerda.
:: A Seinfra diz que a responsabilidade de obras no trecho é da prefeitura.
:: A prefeitura alega que está desenvolvendo o estudo.
Ponto 7 - Acesso Estrada Atílio Andreazza
:: Acesso precário sem faixas para entrada e saída de veículos.
:: A prefeitura tem estudo da rótula e ainda não encaminhou ao Daer.
:: A prefeitura alega que está desenvolvendo o estudo.
Ponto 8 - Acesso ao Travessão Leopoldina
:: Acesso precário sem faixas auxialiares para entrada e saída de carros,
:: A Seinfra diz que há possibilidade de fechar o acesso ao bairro.
Ponto 9 - Acesso ao bairro São Ciro
:: Existe no local uma rótula aberta com acesso escondido e rampa para o bairro
:: Lombadas foram implantadas por ser local com acidente com vítima fatal
Ponto 10 - Interseção com a Rua Sétimo Menegotto
:: Existe uma rótula aberta próxima ao viaduto da BR-116.
:: Não existem estudos e projetos para melhoria da interseção.
Ponto 11 - Interseção com a Rua Zeferino Freitas / acesso Empresa Mundial
:: Existe uma interseção tratada do tipo rótula aberta que é insuficiente
:: A Seinfra diz que a empresa Mundial já foi notificada várias vezes para reformular o acesso
Ponto 12 - Interseção de acesso da localidade de Santo Homo Bom
:: Existe uma interseção precária executada pela prefeitura sem autorização do Daer
:: Não existem projetos para melhoria
Ponto 13 - Interseção de acesso da localidade de São Braz
:: Existe uma rótula aberta precária sem delimitação das pistas para entrada e saída
:: Seinfra diz que há projeto para implantação de redutor de velocidade
Ponto 14 - Interseção de acesso da localidade de Fazenda Souza
:: Existe uma rótula aberta
:: Não existem estudos e projetos para o local
Ponto 15 - Interseção de acesso a Vila Seca (Acesso I - km 164,45)
:: Atualmente existe um acesso precário sem tratamento adequado
:: Não existem estudos para melhorias
Ponto 16 - Interseção de acesso a Vila Seca (Acesso II - km 165)
:: Existe acesso precário sem faixas auxiliares para entrada e saída de veículos na pista
:: Não existem estudos e projetos para melhoria da interseção