Desespero é a palavra que a dona de casa Eni de Fátima Pereira, 44 anos, usa para descrever o desabamento da própria residência, no bairro Fátima Alto, em Caxias. A casa de madeira, localizada na encosta de um barranco na Rua Giacomo Zatti, desmoronou após a queda de um raio nas proximidades, na noite desta sexta.
Além de Eni, estavam na casa Raquel, 15 anos, e Liliane, 9, duas dos cinco filhos que moram no lugar com aposentada. Todas estavam no mesmo quarto. Segundo Eni, o raio caiu no barranco e jogou terra na lateral da casa, que empurrou a parede e provocou o desabamento.
- Estávamos assistindo televisão. Eu estava deitada em uma cama e as meninas em um beliche. De repente ouvi aquele estrondo enorme. A casa foi deslizando. Eu botei a mão na cabeça e pedi a Deus que protegesse as crianças - lembra Eni.
Na escuridão, Eni chamou pelas filhas e não enxergava a menor, Liliane. Chegou a pensar que a menina tivesse escorregado barranco abaixo.
- Ela estava segurando a mão da Raquel, que não conseguia se mexer.
Liliane foi retirada pela janela com a ajuda dos vizinhos. Durante o desabamento, um guarda-roupa caiu sobre o beliche e prensou as pernas de Raquel sobre a cama. Foi Eni quem empurrou o móvel para soltar a filha. Apesar disso, a menina só teve escoriações na perna. Liliane e Eni não se feriram.
Eni e as duas meninas estão na casa da sogra, também no Fátima Alto. Dos outros filhos, dois estão com outra filha de Eni, no bairro Monte Carmelo, e um está com vizinhos.
- Não é fácil ver tudo desabar. Fomos bem recebidos, mas nada como a nossa própria casa.
A residência era pequena, de 5 m², e tinha apenas uma cozinha e um quarto. Mãe e filhos dormiam na mesma peça. A família perdeu tudo, televisão, cadeiras, camas, guarda-roupas, cobertores, material escolar, roupas, calçados e alimentos. Eni é beneficiária do bolsa família e recebe uma pensão do INSS, que somam cerca de R$ 700 por mês.
Neste sábado, o prefeito em exercício Antonio Feldmann e o secretário de Habitação, Renato Oliveira, visitaram a família. Da Fundação Caxias, a família recebeu dois sofás, uma pia com balcão, um fogão, armário para cozinha e duas sacolas de roupa. A Fundação de Assistência Social(FAS) doou uma cesta básica, uma sacola de roupas, três cadeiras, uma cama com colchão para casal e duas camas de solteiro.
_ A família vai receber madeiras para a reconstrução da casa. Técnicos da secretaria irão segunda analisar o local onde se encontrava a residência. Se não for área de risco, ela pode ser reconstruída no mesmo lugar.
Eni é cadastrada no programa Minha Casa, Minha Vida, mas não foi sorteada para ser contemplada com o benefício. Para ajudar, os telefones são (54) 9132.0473 e (54) 9149.0339.