O morador de rua encontrado morto em frente ao Banco do Brasil, no centro de Caxias do Sul, foi identificado como sendo Joel Ferreira dos Santos, 37 anos. Ele era natural de Itapuca, município vizinho de Serafina Corrêa, e morava em Caxias havia vários anos. Uma irmã de Joel, que mora Bento Gonçalves, reconheceu o corpo no Departamento de Perícias do Interior (DPI) no final tarde desta segunda-feira.
Segundo Francisca Ferreira dos Santos, 33, o irmão viveu as últimas semanas na Comunidade Terapêutica Renascer em Cristo, no bairro Pioneiro, onde exercia atividades voluntárias e tentava se recuperar do alcoolismo. Quando bebia, porém, ele voltava para a rua. O último contato com a família aconteceu por meio de um telefonema na terça-feira, dia 3 de junho.
- Ele tinha esse problema: se alguém oferecia uma bebida, recaía. Meu irmão saiu da comunidade no domingo para ir nos ver em Bento Gonçalves, mas não chegou - revela Francisca.
Além de alcoolista, Joel era cardiopata e diabético. Ele era pai de três filhos que moram em outra cidade. Francisca conta que o irmão preferia viver afastado da família e ocasionalmente buscava abrigo em outra comunidade no Litoral Norte.
- Também queremos saber o que causou a morte dele. Só que ele nunca tratou suas doenças, talvez isso possa ter alguma relação - diz Francisca.
O corpo de Joel foi encontrado nesta manhã por populares e as causas da morte podem ter relação com o frio. Conhecido do grupo de voluntários Anjos da Noite, que visita moradores de rua e oferece ajuda, Joel teria recusado o acolhimento em duas ocasiões. A última passagem dele pela rede de assistência social de Caxias ocorreu em dezembro, quando ficou hospedado no Albergue Municipal.
Ao lado da Praça Dante
Familiares identificam homem encontrado morto no centro de Caxias do Sul
Joel Ferreira dos Santos saiu de comunidade terapêutica no domingo
GZH faz parte do The Trust Project