O Ministério Público (MP) desistiu de continuar com a ação que exigia mais segurança no acesso a Monte Bérico, na Rota do Sol. A decisão foi tomada pelo promotor de Justiça Ádrio Gelatti em reunião com o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, João Victor Domingues e com o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo de Campos Vieira. A ação foi instaurada em abril de 2012 contra o Estado.
- Nós chegamos a um denominador comum que é o encerramento, já que o processo de semaforização está encaminhado e o Estado dá a palavra que construirá a rótula, que é a solução definitiva. Nós conseguimos esse diálogo com a Seinfra e o Daer graças a ação judicial - explica Gelatti.
Segundo o promotor, o Daer apresentou na reunião o projeto de semaforização do trecho. A sinalização horizontal e vertical, que é de responsabilidade do departamento, está orçada em R$ 230 mil. Os semáforos serão adquiridos pela prefeitura, que deve abrir licitação na próxima semana. O novo prazo estipulado pelo Ministério Público para a conclusão da obra é de três meses.
Um novo projeto da rótula foi devolvido pelo Daer para a empresa Amalcaburio na semana passada. De acordo com o promotor, novos apontamentos técnicos precisarão ser reajustados.
Nesta quarta-feira, às 17h, um novo protesto está marcado no acesso a Monte Bérico. A comunidade pedirá por melhorias no trânsito.