A cada três meses, aproximadamente, a enfermeira Tanara Isotton, coordenadora da Medicina Preventiva do Fátima Saúde, recebe grupos de mamães e papais cheios de dúvidas e preocupações sobre a chegada do bebê. Não faltam perguntas como "o que fazer para aliviar as cólicas? como dar banho? como lidar com o choro?, qual o jeito certo de amamentar?".
Para ajudar esses casais grávidos a esclarecer questões envolvendo saúde de mãe e filho e ainda trocar experiências, o plano promove cursos periódicos. Em seis palestras, especialistas da área de saúde abordam assuntos como saúde emocional na gestação, fisioterapia na gestação, tipos de parto, amamentação, cuidados com o bebê e shantala (massagem de origem indiana que ajuda a fortalecer o vínculo da mãe com o bebê).
De acordo com Tanara, os encontros também estimulam a aproximação do pai e o fortalecimento do vínculo com o bebê ainda na barriga da mãe:
- Elas saem bastante satisfeitas, mais seguras e passam a encarar a maternidade com serenidade. Os companheiros que participam acabam entendendo melhor as mudanças que a mulher passa nesse período. Além disso, o casal mantém um vínculo com a Medicina Preventiva e quando tem dificuldades, por exemplo, com a amamentação, nos procuram para receber orientações.
Saúde preventiva
Curso em Caxias do Sul ajuda a esclarecer dúvidas de mamães e papais durante a gestação
Além de receberem dicas sobre alimentação e saúde, casais aprendem a fazer massagem indiana especial para bebês
GZH faz parte do The Trust Project