A cada três meses, aproximadamente, a enfermeira Tanara Isotton, coordenadora da Medicina Preventiva do Fátima Saúde, recebe grupos de mamães e papais cheios de dúvidas e preocupações sobre a chegada do bebê. Não faltam perguntas como "o que fazer para aliviar as cólicas? como dar banho? como lidar com o choro?, qual o jeito certo de amamentar?".
Para ajudar esses casais grávidos a esclarecer questões envolvendo saúde de mãe e filho e ainda trocar experiências, o plano promove cursos periódicos. Em seis palestras, especialistas da área de saúde abordam assuntos como saúde emocional na gestação, fisioterapia na gestação, tipos de parto, amamentação, cuidados com o bebê e shantala (massagem de origem indiana que ajuda a fortalecer o vínculo da mãe com o bebê).
De acordo com Tanara, os encontros também estimulam a aproximação do pai e o fortalecimento do vínculo com o bebê ainda na barriga da mãe:
- Elas saem bastante satisfeitas, mais seguras e passam a encarar a maternidade com serenidade. Os companheiros que participam acabam entendendo melhor as mudanças que a mulher passa nesse período. Além disso, o casal mantém um vínculo com a Medicina Preventiva e quando tem dificuldades, por exemplo, com a amamentação, nos procuram para receber orientações.
Participantes do curso realizado na segunda semana de maio, Jênifer da Silva Cardoso, 23, e Mateus Castagna, 24, pais de Valentina, começaram o curso cheios de perguntas, principalmente em relação ao choro dos bebês. A menina deve vir ao mundo em setembro, de parto cesáreo.
- A gente tem medo de fazer errado, de não saber como cuidar do jeito que deve - confessou Castagna.
Entre as muitas coisas que aprendeu no curso, está o banho dos pequenos.
- Era mais fácil do que eu imaginava - contou Jênifer.
A próxima turma do curso de gestantes ocorrerá nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3536.9099 ou pelo e-mail: medicina.preventiva@fatimasaude.com.br
>> PREVENÇÃO FAZ BEM
Todas as semanas, o Pioneiro publica iniciativas públicas e privadas tendo como tema a saúde preventiva. Envie sua sugestão pelo telefone (54) 3218.1306 ou pelo e-mail eliane.debrum@pioneiro.com