A partir do dia 15 de abril, quem costuma almoçar no Restaurante Comunitário I, na Rua Os 18 do Forte, precisará se deslocar para a unidade II, na Rua Vinte de Setembro, ao lado do Postão. A mudança, de acordo com a Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (Sais) da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, se deve a problemas de rachaduras e infiltrações no prédio da Os 18, bem como pelo aumento do aluguel.
- O espaço já estava comprometendo a segurança e a saúde do público. Já pensávamos em um novo lugar para atender a comunidade, o que será feito de imediato devido ao valor do aluguel proposto pelo proprietário. Além disso, ele não quis fazer as obras necessárias para que pudéssemos continuar atendendo ali - afirma Janete Tavares, da Sais.
Para receber mais 320 pessoas, o restaurante da Vinte de Setembro, que distribui 500 almoços por dia, passou por reformas. O horário de atendimento foi ampliado.
- Com o fechamento do I, todos serão atendidos no mesmo local, das 11h às 13h. O Restaurante II comporta 200 pessoas sentadas, então cada grupo poderá almoçar meia hora cada - prevê Janete.
Os clientes da unidade I não ficaram satisfeitos com a notícia da mudança. Na tarde de segunda-feira, o enfermeiro José Antônio de Oliveira informou o Pioneiro sobre o fechamento do restaurante, anunciado no almoço por meio de uma declaração impressa da gerente da unidade. Oliveira também informou que, na manhã da terça-feira, estaria organizando um protesto e um abaixo-assinado contra o fechamento do restaurante da Os 18 do Forte.
Ainda na segunda, o diretor da Sais, Waldemar de Lima, disse ao Pioneiro que a informação não passava de boato. Afirmou que havia conversas internas sobre a mudança, mas não confirmou datas. A tentativa de despiste de Lima foi infrutífera. Na manhã da terça, os clientes cumpriram a promessa e se manifestaram contra o fechamento da unidade.
- Pessoas idosas e debilitadas diariamente enfrentam a fila para ter direito ao almoço. Elas não têm condições de ficar esperando atendimento. Como enfermeiro, entendo que é uma espera cruel - comenta Oliveira.
O Restaurante Comunitário II serve almoço de segunda a sexta feira, a R$ 1.
Restaurante Comunitário
Restaurante Comunitário I mudará de endereço em Caxias do Sul
Usuários protestaram contra transferência de atendimento do prédio da Rua Os 18 do Forte para o da Vinte de Setembro
GZH faz parte do The Trust Project