O estímulo à prevenção como forma de garantir a saúde e a qualidade de vida foram escolhidos pelo Pioneiro como uma das bandeiras a serem defendidas neste ano. Semanalmente, o jornal apresentará iniciativas públicas e privadas na área de promoção à saúde e que podem servir de motivação para outros bons projetos.
- Entendemos que as filas da saúde em Caxias do Sul podem ser reduzidas por meio do estímulo aa prevenção das doenças. Uma vez por semana, às quartas-feiras, vamos mostrar iniciativas relevantes para que se os cidadãos tenham uma vida saudável, evitando o estágio da doença. A bandeira Saúde, Prevenção faz bem nasce com esse espírito - informa Roberto Nielsen, editor-chefe.
As duas primeiras apresentadas nesta semana são o Acolhe Bebê, que é mantido há 15 anos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e colabora para reduzir os índices de mortalidade infantil, e o Viva Bem Saudável, mantido pela unidade de Medicina Preventiva da Unimed Nordeste desde 2003.
O primeiro, conforme a médica Claudia Panno de Oliveira, coordenadora do setor de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da SMS, foi desenvolvido para organizar a rede de cuidados à saúde da criança desde a sua concepção, passando pelo nascimento (nível hospitalar) e o acompanhamento na rede básica de saúde.
Na prática, as técnicas da secretaria coletam dados das mulheres que dão à luz seus bebês pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade e se encarregam de agendar a primeira consulta do bebê e da mãe na UBS de referência nos primeiros cinco a sete dias de vida. Além disso, a equipe também identifica fatores de risco relacionados à gestante e ao recém-nascido e informa as unidades básicas de saúde (UBSs), ação que integra o projeto De Olho no Risco, como uma referência à situações de maior risco de vulnerabilidade e que devem ter prioridade na busca, no agendamento e no cuidado às famílias.
Na última última quarta-feira, dia 9 de março, a técnica de enfermagem Carmen Beatriz Rodrigues Furtado, 53 anos, fazia plantão no Hospital Pompéia e agendou as consultas para duas mamães e seus bebês: Bruna Gonçalves Paz, 24, e a filha, Naíla Paz Sarath, e Andreia Pereira Melo, 20, e Guilherme de Melo.
- Além da consulta, aproveitamos para passar algumas orientações sobre amamentação, sobre a importância de registrar a criança e sobre os primeiros cuidados com o bebê. Elas ficam muito gratas por essa ajuda. E para nós é um prazer todo dia ver os bebês, a vida renascendo - sintetiza Carmen, que trabalha em conjunto com a técnica Beatriz Teresinha Baldissera, 60.
Na consulta, são repassadas orientações gerais sobre o cuidado com o recém-nascido, aplicada a vacina BCG, informações sobre o calendário de vacinação, coleta para o teste do pezinho, que detecta precocemente doenças que causam sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança, e encaminhamento ao teste da orelhinha, para identificar problemas auditivos, entre outros serviços.
Se no Acolhe Bebê a preocupação é com os recém-nascidos, no programa Viva Bem Saudável, a atenção é especial a hipertensos, obesos, diabéticos e cardiopatas.
- Eu descobri o diabetes aos 55 anos. Tive um problema no joelho e precisei tomar muita medicação. Acredito que tenha desencadeado a doença nessa época. Em uma visita ao cardiologia, ele disse que na próxima consulta, queria que eu estivesse pelo menos um quilo mais magra. Eu sempre batalhei contra a balança e tentei todo tipo de dieta, inclusive com nutricionista, mas nunca consegui manter o peso ideal. Foi quando cheguei ao Viver Bem. Com a ajuda do grupo, consegui perder 15 quilos nesses dois anos e venho conseguindo manter meus exames dentro da normalidade. Aprendi a comer melhor, aprendi a escolher o que é melhor. Agora, eu procuro qualidade no que como - revela a aposentada Vani Martins da Silva, 58, que frequenta, há dois anos, o grupo Viva Bem Saudável.
Monitora de grupos do Viver Bem, a nutricionista Darlin Sperling afirma que o retorno dos participantes é gratificante:
- Já ouvir muitas pessoas nos dizerem que mudamos a vida deles. Antes de virem para cá, principalmente mulheres, contam que não se cuidavam, não tinham vontade de sair e, depois, começam a se olhar, se dedicam mais a cuidar de si mesmos Quando se dão conta de que é possível mudar, de quanto essa mudança de comportamento pode melhorar a vida deles, é como se florescessem para a vida.
De acordo com o coordenador da Medicina Preventiva, Janur Machado, o serviço disponibiliza 25 horários semanais, divididos em diversos grupos e oficinas de prevenção de doenças e promoção da saúde para todas as idades, beneficiando pelo menos 400 pessoas.
As atividades são gratuitas e podem ser acompanhadas por todos os associados. Informações sobre grupos podem ser obtidas no e-mail contatomedicinapreventiva@unimed-ners.com.br ou pelo telefone (54) 3289.9300.
>> PARTICIPE
Sugestões de iniciativas na área de prevenção à saúde podem ser enviadas ao Pioneiro pelo e-mail eliane.debrum@pioneiro.com ou pelo telefone (54) 3218.1306.
Qualidade de vida
Pioneiro lança a bandeira 'Saúde, Prevenção faz bem'
Semanalmente, o jornal apresentará projetos públicos e privados na área de promoção à saúde
GZH faz parte do The Trust Project