Cerca de 300 moradores fecharam a Rua Mariele Cardoso de Oliveira, no loteamento Campos da Serra, bairro São Luiz, para protestar na manhã deste sábado, em Caxias do Sul. Segundo os moradores, a mobilização ocorreu para reclamar sobre a Unidade Básica de Saúde do bairro, que está pronta há quatro meses e ainda não fornece atendimento.
- Para receber consulta, precisamos pular de bairro em bairro. Só queremos atendimento aqui perto - reivindicou o morador Diego Soares.
Conforme Soares, os moradores precisam consultar nas UBSs dos bairros De Zorzi, Fátima, Cruzeiro, Galópolis, Reolon e Mariani. Eles também reclamaram contra o transporte público, que seria precário no lugar.
A secretária de Saúde, Dilma Tessari, justifica o atraso devido a um problema quanto à licitação dos móveis que equiparão a UBS. Não há data prevista para a inauguração do espaço, mas a secretária adianta que a UBS deve improvisar o atendimento às demandas básicas de saúde no prédio nas próximas semanas, ainda que sem parte da mobília instalada. Neste sábado, Dia D da vacinação contra a gripe, a Secretaria da Saúde vacinou os moradores do bairro em uma sala improvisada na frente da UBS.
- A parte mais simples, que é justamente instalar os móveis, é o que está nos atrasando. Mas tentaremos adiantar serviços como cadastramento dos usuários, organizar a sala das vacinas e demandas menores para logo, enquanto não temos data para começar os atendimentos - lamenta Dilma.
Saúde
Moradores fecham rua para protestar contra demora em UBS, em Caxias do Sul
UBS está pronta há quatro meses mas não opera devido a falta de móveis
GZH faz parte do The Trust Project