Aproximadamente 500 pessoas acompanharam a encenação da Via Sacra na manhã desta sexta-feira, nos Pavilhões da Festa da Uva. Sob a coordenação do referencial do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Rudinei Zorzo, 17 jovens de diversos grupos e movimentos católicos se uniram de forma voluntária para representar o episódio mais relevante da vida de Jesus Cristo.
O primeiro ato foi o beijo traidor dado em Jesus pelo apóstolo Judas Iscariotes, que o entregou aos soldados romanos em troca de 30 moedas de prata. Dessa parte em diante, passando pelas 14 estações que marcam o martírio de Cristo até a morte na cruz, ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, foram 250 degraus. As estações eram pontuadas por explicações e reflexões motivadas pela Campanha da Fraternidade.
- É muito gratificante estar na pessoa Dele, me sinto honrado por ter cumprido esse papel. Foi a primeira vez que atuei - sintetiza o jovem Giovani Dévens, 19 anos, que fez o papel de Jesus Cristo.
A Via Sacra nos Pavilhões iniciou em 2006, com o grupo de jovens da Paróquia São José. Para o próximo ano, o Setor Juventude diocesano continuará a frente da encenação. A intenção do padre Rudinei Zorzo é reunir mais jovens para organizar uma Via Sacra melhor elaborada e que arrebate o coração dos devotos.