Marcando o renascimento de Cristo, a Semana Santa é repleta de celebrações para os cristãos. Na manhã desta Sexta-feira Santa, ocorreu a encenação da Via Sacra no Monumento Jesus do Terceiro Milênio, na Festa da Uva.
Neste ano, a encenação foi feita por 15 jovens da Diocese de Caxias do Sul, sob a coordenação do Padre Rudinei Zorzo. Entre eles, Geovane Souza Devens, 18 anos, que participou pela primeira vez e representou Jesus.
Jovem da Paróquia Santíssima Trindade, Devens ficou sabendo da formação de um grupo para a encenação de Páscoa através de uma amigo. Por ser a primeira vez, ele diz que ainda se sente inseguro, mas já sabe o que fazer se algo dá errado.
- Dá um medo de ter um branco e esquecer o que fazer. Não sou ator, mas já sei as falas e, qualquer coisa, improviso - conta ele.
Estudante de Administração, Devens e os outros jovens quase não tiveram tempo para os ensaios. Reuniram-se apenas três vezes, sendo que o último ensaio foi feito poucas horas antes de entrar em cena.
Com muita expectativa, e já pensando em voltar a atuar no próximo ano, o jovem lembra que sempre teve vontade de participar de encenações.
- Acho que é uma forma de aproximar os jovens da igreja e emocionar as pessoa -complementa.
Os pais e o irmão de Devens ficaram muito emocionados ao saber que o rapaz iria interpretar Jesus durante a Via Sacra e confirmaram presença para assistir.
- Todos ficaram muito felizes com o papel, mas meu irmão, que é especial, ficou mais nervoso e ansioso do que eu - relata Devens.