Desde o começo do mês, quem trafega pela Rua Moreira César, em direção ao Centro de Caxias do Sul, depara-se com um bloqueio no cruzamento com a Rua José Soares de Oliveira, no bairro Pio X.
No dia 5 de abril, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos retomou o conserto de uma antiga galeria pluvial que, no ano passado, cedeu na Rua Flores da Cunha quase esquina com a Moreira. Os trabalhos, que estavam previstos para serem concluídos em 10 dias, tiveram de continuar em virtude de problemas que surgiram no decorrer dos trabalhos.
O reflexo de duas quadras bloqueadas não se dá somente no trânsito, mas no comércio. Roberta Juchem, 31 anos, proprietária de uma loja infantil, afirma que devido à obra os clientes não podem chegar até sua loja, prejudicando os negócios. Segundo a empresária, o movimento reduziu 80% desde o início dos trabalhos da prefeitura.
- Sei que a obra é para a melhoria da cidade, mas o ritmo está muito lento. Não estamos conseguindo vender praticamente nada nesses dias. Os clientes não conseguem chegar até aqui. A Guarda Municipal já impediu vários clientes de se aproximarem. A prefeitura podia, pelo menos, bloquear a rua, mas deixar que acessem às lojas próximas à obra. Assim, não seríamos tão prejudicados - ressalta Roberta.
Segundo Adiló Didomenico, secretário municipal de Obras, enquanto as equipes trabalhavam no trecho, um buraco surgiu na esquina, ao lado de uma garagem de automóveis.
A rede antiga fez com que um poste elétrico afundasse cerca de um metro de profundidade e comprometeu um painel de publicidade, que precisou ser removido. Na escavação, a situação se agravou. Um prédio construído sobre uma galeria comprometida impediu que as equipes acessem o local com segurança.
- Essas galerias são antigas, comportando esgoto misto e água da chuva. Foi uma falta de planejamento na concepção dessas redes, que passam embaixo de terrenos. Hoje, nos loteamentos novos, as galerias são construídas com um material moderno, com células e tubos pré-moldados em concreto e contam também com tanques de detenção. Trocamos a galeria que chega ao prédio e construímos uma caixa com uma tampa de inspeção - explica o secretário.
Infraestrutura
Comerciantes e moradores reclamam do atraso nas obras da Rua Moreira César, em Caxias do Sul
Demora é atribuída a problemas na escavação
GZH faz parte do The Trust Project