Cerca de 60 pessoas participam de um novo protesto iniciado às 17h desta quarta-feira na ERS-122 (Rota do Sol), em Caxias do Sul. O movimento ocorre no trevo que dá acesso a Monte Bérico, no cruzamento com a Rua Jacob Luchesi.
Por volta das 17h15min, já havia congestionamento nos dois sentidos da via. Os manifestantes, que fazem um protesto silencioso, contam com o apoio de um caminhão de som para bloquear o trecho.
Uma placa com os dizeres "Vote nas vacas, ao menos elas dão leite", além de um cubo suspenso com a pergunta "Cadê o prefeito?" são alguns dos itens trazidos ao protesto pelos manifestantes.
>> Fluxo intenso e velocidade caracterizam trevo de Monte Bérico
<?xml:namespace prefix = "o" ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Assim como nas outras vezes, a reivindicação da comunidade é por mais segurança no trecho. Como a burocracia tem emperrado a construção rápida da rotatória, os moradores solicitaram uma medida paliativa, como a instalação de sinalização específica para o trecho.
Em novembro do ano passado, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) prometeu obras para aumentar a segurança de motoristas e pedestres, como instalação de lombadas e reformulação de trevos. Até hoje, no entanto, nada saiu do papel.
Neuza Rocen, 56, moradora do bairro Santa Lúcia é uma das participantes da manifestação. Com um nariz de palhaço, a aposentada reforça que a situação passou de todos os limites.
- Moro aqui perto e todo dia tenho que me arriscar. Resolver essa situação é muito fácil, mas não querem fazer isso - lamenta.