A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul divulgou na tarde desta terça-feira um balanço da primeira semana de operação do radar móvel. Entre os dias 17 e 22 de março, os fiscais captaram imagens de 250 veículos trafegando acima do limite de velocidade, sendo que destas, 33 foram rejeitadas pelo sistema por dificuldades na identificação. Com isso, nestes primeiros dias, 217 condutores serão autuados e receberão o comunicado, com a foto do veículo e dados do local e velocidade pelos Correios, enviado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Conforme o secretario de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Zulmir Baroni Filho, as velocidades mais frequentes variaram entre 71 e 80 km/h, já considerando-se a tolerância de 7 km/h do aparelho. A via com maior incidência de casos de excesso de velocidade, segundo Baroni, é a Perimetral Norte (Avenida Ruben Bento Alves). Neste trecho, os fiscais chegaram detectar um veículo rodando a 113 km/h.
Para o secretário, o balanço da primeira semana mostra que a utilização do radar com a finalidade educativa está surtindo efeito.
- Basta compararmos o número de casos: no primeiro dia, foram 72. Depois, caiu para 22, em função de ser um dia chuvoso e o radar operar apenas meia hora em cada ponto, depois reduziu para 69, posteriormente para 30, 33 e, no último dia, 24 autuações. Isso demonstra que os motoristas estão se conscientizando e reduzindo a velocidade. Com o tempo, eles vão se acostumar e o radar poderá nem ser mais necessário - afirmou.
Nas primeiras semanas, o radar operou basicamente nas perimetrais e nas ruas Jacó Brunetta e Pio XII, por serem as vias que estão completamente sinalizadas. Mas a intenção é que o aparelho possa atuar em toda a cidade, como as ruas Moreira César, Os 18 do Forte, Visconde Pelotas, Tronca e Avenida Rio Branco, por exemplo. Assim que a equipe da secretaria for sinalizando esses locais, eles poderão ser incluídos nos pontos de blitze.
O secretário também adiantou que os técnicos estão analisando a possibilidade de readequar as velocidades máximas permitidas, mas não quis detalhar quais ruas e qual as mudanças possíveis.
Trânsito
Radar móvel flagrou 250 condutores acima da velocidade nas ruas de Caxias do Sul
Balanço da primeira semana de operação do aparelho foi divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: