Dentro de 10 dias, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) levará operários e máquinas para pavimentar trechos de três ruas do bairro São Pelegrino. Essas são as primeiras obras prometidas pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), em novembro passado, para qualificar a estrutura viária e favorecer o transporte coletivo.
As grandes intervenções para implementar o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), porém, ficam para o final de abril ou maio. Com a mudança de calendário, a população que se desloca de ônibus só verá melhorias na metade do segundo semestre ou talvez no final do ano.
O benefício mais impactante do pacote de obras é a criação da faixa de trânsito BRS (bus rapid service) dupla na Rua Sinimbu e de uma segunda faixa para ônibus compartilhada com carros na Rua Pinheiro Machado. Essas duas vias terão corredores de concreto para viabilizar a troncalização do transporte coletivo (o cidadão usará dois ônibus pagando uma passagem) e facilitar a ligação entre as duas estações principais de integração Floresta e Imigrante.
A explicação para o adiamento recai sobre os trâmites da licitação, o que já era previsível. No momento, os técnicos da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade estão debruçados sobre o orçamento de R$ 40 milhões do SIM.
Segundo o titular da pasta, Zulmir Baroni Filho, a prefeitura tem obrigação de ajustar a planilha ao Sistema de Preços, Custos e Índices (Sinapi) da Caixa Federal, uma exigência do governo federal para financiamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Resolvido esse detalhe, será lançado o edital para contratar as empresas via concorrência. A Central de Licitações ainda deverá expor o chamado por 30 dias antes de receber as propostas.
- A expectativa é ter os corredores prontos o quanto antes porque as estações de integração precisam entrar em funcionamento até o final do ano - diz Baroni.
Alceu também promete outras três grandes obras para este ano pelo PAC da Mobilidade, anunciadas na passagem da presidente Dilma Rousseff pela cidade em fevereiro. A mais significativa é a Radial Sudoeste, uma via alternativa para desafogar a congestionada Avenida Bom Pastor, no Kayser.
O perímetro ligará diversas ruas para escoar o tráfego entre a Zona Oeste e Zona Sul. Essa e outras três intervenções estão sob a responsabilidade da Secretaria do Planejamento (Seplan) e dependem de avaliação dos projetos por técnicos da Caixa Federal.
- Temos até a agora a oficialização das verbas, mas a liberação ainda precisa passar por outros trâmites. Nossa expectativa é iniciar essas melhorias no segundo semestre - adianta o secretário do Planejamento, Gilberto Boschetti.