Nesta sexta-feira, às 20 horas, acontece a inauguração do novo campanário do Carmelo Menino Jesus, no bairro Panazzolo. A celebração eucarística será dada por Dom Alessandro Ruffinoni, bispo da diocese de Caxias do Sul. A comemoração acontece no dia do nascimento de Santa Tereza, uma das fundadoras da Ordem das Carmelitas. Em 2015, comemora-se o V Centenário de seu nascimento.
Desde a fundação do Carmelo, em 1951, as irmãs tocavam o sino em um campanário construído junto ao prédio, em cima da biblioteca. As intempéries desgastaram a estrutura, ocasionando infiltrações. Em 2012, preocupadas com a segurança, as carmelitas começaram a pensar na construção de um novo campanário e na troca do sino de ferro por um de bronze.
Partilhando ideias, criaram o projeto juntamente com o arquiteto Dangle Marini e a equipe da Casa e Cozinha Arquitetura. A execução foi realizada por Márcio Mazzochini. As obras começaram em 8 de julho de 2013, coincidindo com o aniversário de fundação do Carmelo.
A Irmã Madre Tereza, superiora da ordem, explica que o sino, para as carmelitas, tem um sentido de interiorização, sendo um convite à oração. Encomendado de uma empresa de São Paulo, as irmãs fizeram questão de imprimir uma frase que representa o sentido do instrumento: "Cantarei eternamente as misericórdias do senhor".
O artista Gilmar Pocai esculpiu o escudo da ordem que estampa a base do campanário.
Comunidade
Carmelitas ganham novo campanário em Caxias do Sul
Irmãs conceberam o projeto em parceria com arquitetos
GZH faz parte do The Trust Project