A Federação dos Conselhos de Comunidades convoca os moradores da Serra para um encontro, nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Será a primeira reunião aberta ao público da 7ª Região Penitenciária, que abrange os município de Caxias, Canela, Bento Gonçalves, Guaporé, Nova Prata, Vacaria, Lagoa Vermelha e São Francisco de Paula.
Segundo o presidente interino do conselho de Caxias, o advogado Jean Carbonera, o foco dos debates deve se manter sobre a reincidência dos apenados. Isso porque, segundo dados da Susepe, 68% das pessoas que dão entrada nas casas prisionais não fazem isso pela primeira vez, o que contribui para o esgotamento de vagas.
- A população deseja que o preso se ressocialize e não cometa mais crimes. Entretanto, nossas casas prisionais não dão suporte adequado. Assim, eles encontram alternativas apenas na escola do crime. Então, temos que criar condições para que o apenado busque outros objetivos. Isso não depende apenas do Estado, mas de todos nós - sustenta Carbonera.
Conforme o conselho, as deficiências dos presídios e albergues da Serra abrangem desde a falta de produtos de higiene e de tratamento aos doentes até as questões estrutural e de oportunidades de profissionalização aos detentos.
O encontro ocorre das 8h30min às 18h, no Anfiteatro da Câmara. Informações pelos telefones (54) 8141.3467 e (51) 3288.5026.
Sistema penitenciário
Encontro em Caxias do Sul debate a situação das casas prisionais da Serra
Objetivo da Federação dos Conselhos de Comunidades é aproximar a população da realidade nos presídios e propor soluções
GZH faz parte do The Trust Project