A quatro dias da Festa da Uva, 500 funcionários de 12 montadoras e serviços terceirizados correm contra o tempo para que, até esta terça-feira, toda a estrutura da festividade mais aguardada por Caxias do Sul esteja de pé. Os trabalhos iniciaram há 15 dias, com 200 trabalhadores, e se intensificam na reta final.
No total, serão mais de 450 estandes de tamanhos que variam entre 16 m² até 480m². Cerca de 60% deles são de expositores e 40% de patrocinadores. Quem caminhar pelos Pavilhões vai se deparar com novidades. Diferentemente dos anos anteriores, não há mais o circuito fechado que obrigava o público a seguir por um único corredor principal em passeio pela exposição. Os estandes foram montados em forma de ilhas que dão ao visitante mais mobilidade.
Além disso, a festa ganhou sofisticação. Os estandes do Centro de Eventos, destinados aos patrocinadores e grandes empresas, são amadeirados. No pavillhão 1, as vinícolas, também em madeira, ganharam uma praça de vinho. Moinho, igreja e bodega valorizam em um espaço temático o trabalho dos distritos de Caxias. Até mesmo as tradições gaúchas ganharam espaço, com a participação da 25ª Região Tradicionalista, escola do chimarrão e exposição de pilchas. Tudo em madeira rústica. A tradicional praça de alimentação estará equipada com 2.400 lugares sentados.
Para que toda essa logística dê certo, o coordenador de montagem, Roberto Cabreira, não para. Ele circula o dia inteiro pelos pavilhões e, ainda que aos olhos dos leigos pareça difícil imaginar que tudo ficará pronto até a abertura, a experiência de Cabreira convence. Há 20 anos, ele trabalha para a Festa da Uva e, há 30, monta feiras nos Pavilhões.
No meio de tanta gente, a delicadeza de Fabiana do Nascimento, 35 anos, chama a atenção. Com cuidado, ela retirava a adesivagem dos vidros de um estande do Centro de Eventos. Fabiana é responsável pela limpeza dos estandes.
- Nos últimos dias a demanda do trabalho é maior. É cansativo, mas dá gosto ver tudo bonito depois e saber que ajudei _ contou.
No dia 20, depois da abertura dos portões, Fabiana muda de lado: de funcionária vira visitante. Moradora de Caxias do Sul, a relação dela com a Festa da Uva é de intimidade: há 20 anos participa da festividade. Na agenda de 2014, está o show de Cláudia Leite.