Dois terrenos vizinhos ao shopping Estação San Pelegrino, na Avenida Rio Branco, voltaram a ser ponto de trabalho para flanelinhas. Desta vez, porém, o desrespeito à área dos trilhos pertencente à União, mas gerenciada pelo município, foi além. Na segunda-feira, no espaço ao lado do shopping, um cavalete com a inscrição "Estacionamento Rotativo" dividia espaço com a placa da prefeitura que deixa bem claro: "Proibido acesso de veículos". Para se proteger do sol forte dos últimos dias, o senhor de meia idade responsável por controlar o entra e sai de veículos instalou uma barraca junto ao muro que delimita o terreno.
- Quanto custa para deixar o carro uma hora aí? - a reportagem questiona.
- Dois pilas - responde o senhor.
- E até que horas o senhor fica aí?
- Até as 19h.
- De domingo a domingo?
- Todos os dias.
No terreno em frente, continuação dos trilhos, outro flanelinha tem atuado. Na tarde de ontem, a reportagem flagrou a ação. Com uma planilha na mão, o jovem, que segundo testemunhas mora no próprio terreno, controlava o fluxo de veículos, auxiliava nas manobras e recolhia o dinheiro na saída.
O problema da atuação ilegal é recorrente na área desde que ela foi retomada pela União, em 2010, após a remoção da empresa de guinchos Kabika. Naquele mesmo ano, em novembro, ela começou a ser utilizada indevidamente como estacionamento, conforme o Pioneiro noticiou pela primeira vez poucas semanas após a Kabika desocupar o terreno.
Blocos de concreto já foram colocados pela prefeitura para impedir a entrada de veículos, mas volta e meia as estruturas costumam ser retirados pelos flanelinhas.
O secretário municipal de Urbanismo, Fabio Vanin, comenta que a equipe de fiscalização tem realizado abordagens frequentes na área dos trilhos. Além de flanelinhas, já foram notificados vendedores de lanches e até o motorista de um ônibus que costumava deixar o veículo no local. Contudo, ninguém foi multado.
- É difícil inibir são pessoas diferentes, não costumam ser os mesmos. E é um trabalho de extrema informalidade. Se fosse uma área privada, seria mais fácil, bastaria notificar o proprietário. Mas ser uma área da União torna o caso peculiar. A gente tenta controlar para que não haja excessos.
Área de lazer mais próxima
A área dos trilhos do trem regional no entorno do shopping Estação San Pelegrino deve começar a ser revitalizada em 2014. Pelo menos é o que espera o secretário municipal de Planejamento, Gilberto Boschetti. O projeto de construção de uma área de lazer, que incluiria pavimentação, bancos, brinquedos, largo para caminhada e arborização, passa por análise da administração do shopping, que estuda a possibilidade de bancar o projeto. O custo beira R$ 1 milhão. As tratativas iniciaram em 2011, porém a troca de comando do empreendimento, em julho de 2012, atrasou o processo. Boschetti vê com otimismo a possibilidade da parceria ser firmada:
- O shopping teria um ganho muito grade por ter no terreno ao lado uma área pública e de lazer. No primeiro encontro da nova diretoria com o prefeito, a possibilidade foi vista com bons olhos. Ficaram de avaliar o projeto, estudar se assumiriam a integralidade ou parte dos custos. Acredito que até março devemos ter definições.
Atividade ilegal
Flanelinhas voltam a ocupar área dos trilhos próximo ao shopping Estação San Pelegrino, em Caxias do Sul
GZH faz parte do The Trust Project