Monte Belo do Sul, Bento Gonçalves e Santa Tereza comemoram a certificação da região como produtora de vinhos finos e espumantes por meio do reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Monte Belo.
Nesta sexta-feira, às 15h, no salão paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Assis, acontece em Monte Belo do Sul a entrega do certificado de registro da IG, fornecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
A IG Monte Belo possui 56 km² distribuídos pelos municípios de Monte Belo do Sul (com 80% da área), Bento Gonçalves e Santa Tereza, abrangendo 600 propriedades vitícolas, a maioria de pequeno porte. Os estabelecimentos são familiares, empregando os próprios donos ou seus filhos.
De acordo o presidente da Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), Antoninho Calza, Monte Belo do Sul destaca-se também por ser o maior produtor per capita de uvas Vitis vinifera (para a elaboração de vinhos finos) da América Latina, com 16 toneladas per capita/ano.
O título eleva para quatro o número de indicações geográficas de vinhos finos e espumantes do Brasil - as outras são Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira e Altos Montes. A titular da Indicação é a Aprobelo, formada por 11 vinícolas da região.
Certificação
Monte Belo do Sul, Bento Gonçalves e Santa Tereza recebem indicação geográfica de vinhos finos e espumantes
Região abrange 600 propriedades vitícolas, a maioria de pequeno porte
GZH faz parte do The Trust Project