A mobilização de moradores, comerciantes e empresários do bairro São Pelegrino surtiu efeito: uma comissão será criada para ajudar no projeto de revitalização da Praça da Bandeira, em Caxias do Sul. A decisão saiu em reunião na noite de quinta-feira.
O encontro reuniu representantes das secretarias da Cultura e da Receita Municipal, da Associação de Amigos do Largo da Estação Férrea, da Associação de Moradores de São Pelegrino, da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), da Sociedade de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Química de Caxias (SEAAq) e da Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio (Moúsai).
O secretário da Cultura, João Tonus, anunciou que será produzido um pré-documento sobre a história da primeira ocupação de Caxias do Sul, especialmente em São Pelegrino. Registros indicam que índios caingangues usavam a área onde fica a Praça da Bandeira como moradia temporária. Por esse motivo, a comunidade sugere rebatizar o espaço como Praça do Campo dos Bugres. O próximo encontro do grupo está marcado para janeiro.
O projeto de recuperação da praça deve ser elaborado no primeiro semestre de 2014. Atualmente, a prefeitura trabalha na remoção do camelódromo e no alargamento da Rua Moreira César, entre as ruas Sinimbu e o Os 18 do Forte.
Lazer
Comissão vai colaborar na revitalização da Praça da Bandeira, em Caxias do Sul
Projeto de recuperação será elaborado no primeiro semestre de 2014
GZH faz parte do The Trust Project