Termina nesta sexta-feira o prazo para se inscrever no programa CNH Social, lançado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) para beneficiar pessoas de baixa renda que desejam fazer a primeira habilitação ou trocar de categoria. Serão sorteados 7 mil candidatos, que não precisarão pagar por taxas, cursos prático e teórico, locação do carro para aulas e exames.
Conforme o Detran, até as 18h de quarta-feira, havia 124.264 inscritos no Estado, sendo 2.526 apenas de Caxias. A previsão é que o número de candidatos chegue a 150 mil.
Para concorrer, é preciso procurar qualquer centro de formação de condutores (CFC). O cadastro será feito em um sistema informatizado disponibilizado pelo Detran/RS. Ao final, será emitido o comprovante de inscrição.
Pode participar quem mora no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos, tem renda familiar mensal de até três salários mínimos (ou de até dois salários para desempregados há mais de dois anos). É necessário também ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e informar o Número de Identificação Social (NIS).
O sorteio dos inscritos ocorrerá no dia 11 de dezembro. Foram asseguradas cotas de 15% para a população negra (em todas as categorias) e 50% das vagas para mudança de categoria às mulheres.
A relação dos selecionados será divulgada no dia 13 de dezembro, no Diário Oficial, nos CFCs e no portal do Detran (www.detran.rs.gov.br).
Confira mais informações sobre a CNH Social no Pioneiro desta sexta-feira.