A equipe do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) chegou em Caxias do Sul para fazer a vistoria do Postão 24h por volta das 15h nesta quinta-feira. Um médico fiscal, acompanhado pelo delegado seccional do Cremers, Luciano Bauer Grohs, conversou com a equipe da Secretaria Municipal da Saúde e, na sequência, começou a vistoria.
_ A vistoria procura averiguar se o desempenho da medicina está sendo feito de uma forma ética, as condições de trabalho dos profissionais e a segurança da população _ disse Grohs. A ação é fiscalizatória, não punitiva. Se há irregularidades, o objetivo é identificá-las para que sejam feitas as adequações necessárias.
A vistoria tem duração estimada de uma a duas horas e foi motivada pela morte do pedreiro Pedro Lemos dos Santos, 47 anos, no dia 15 de outubro, que morreu enquanto aguardava atendimento no postão. No registro de óbito, a causa da morte foi uma parada cardíaca.
Segundo a família, o pedreiro já havia procurado outras três vezes o pronto atendimento com sintomas de crise renal. O caso motivou ainda a abertura de uma sindicância pelo Cremers, que investigará a morte de Santos.
O relatório com os apontamentos será encaminhado para o Comitê de Fiscalização do Cremers. A expectativa é que o resultado seja divulgado na próxima semana. A vistoria irá avaliar condições estruturais do prédio, as escalas de trabalho, demanda de pacientes e outras informações.