O casarão situado na esquina da Rua Feijó Júnior com a Avenida Júlio de Castilhos, no bairro São Pelegrino, em Caxias, amanheceu pichado nesta terça-feira. O prédio recebeu, no fim de semana, uma pintura rosa, encobrindo um grafite do grafiteiro e artista plástico Fábio Panone Lopes.
>> Como você prefere o prédio que teve o grafite apagado no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul? Responda a enquete!
A mudança repercutiu nas redes sociais com diversas reclamações de internautas, que lamentavam a substituição do desenho de 15m x 7m. A pintura do casarão começou sábado e foi encomendada pela loja Misslu, que ocupa o prédio. A própria loja havia solicitado a arte a Lopes no ano passado.
Conforme a gerente administrativa, Juliana Cerpa, todo ano o estabelecimento altera a identidade visual.
Comerciantes vizinhos do prédio não ficaram nem um pouco surpresos com a pichação verificada na manhã desta terça.
- Era certo que iam pichar, até demorou demais", avaliou a comerciante Scheila Sartori, que trabalha em uma lancheria em frente ao paredão, na Rua Feijó Júnior.
É da família de Scheila o fusca que também foi grafitado pelo artista plástico Fábio Panone Lopes e que, aos finais de semana, costumava ser estacionado defronte ao painel, fazendo uma composição com o grafite da parede (foto abaixo).
- Quando começaram a movimentação (de pintores), sábado, achei que iam apenas retocar. Quando eu vi que passaram o primeiro rodo, deu uma dó. As pessoas costumavam parar e até tirar foto na frente, olhar os detalhes da pintura, era uma atração aqui - lamenta.
Arraste o mouse e confira o antes e depois no slider. As fotos são de Fábio Panone Lopes, divulgação, e Daniela Xu, Agência RBS:
Vandalismo
Casarão que teve grafite coberto por pintura, em Caxias, amanhece pichado
Loja que ocupa o prédio alterou a fachada no final de semana
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: