Os banheiros químicos azuis instalados na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, há quase 10 meses, não serão mais necessários durante a 29ª Feira do Livro, que se inicia no próximo dia 27 de setembro. O engenheiro Marcelo Sartori Postiglione, diretor da empreiteira M1 Engenharia, confirmou nesta quinta-feira ao Pioneiro que a obra dos sanitários públicos da praça está praticamente pronta e que o espaço poderá ser usado pelos visitantes que forem à feira.
Em julho, o secretário Adivandro Rech, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pasta responsável pela fiscalização da obra, chegou a dizer que a reforma não ficaria pronta a tempo do evento e que teriam de ser instalados mais quatro sanitários químicos além dos que já estão na praça para atender à demanda do público.
Conforme Postiglione, a conclusão dos trabalhos, que por contrato, deveriam ficar prontos no final de outubro, foi possível porque a empreiteira multiplicou o número de funcionários trabalhando (30 em vez de três ou quatro que normalmente seriam contratados) e aplicou recursos próprios para o pagamento de mão de obra e materiais em vez de esperar as liberações mensais de verba pela prefeitura após as vistorias.
Paralelamente, equipes da prefeitura estão trabalhando no ajardinamento do entorno dos sanitários e construção de calçadas.
As obras estavam paralisadas desde o início do ano devido a uma série de problemas com a empresa anteriormente encarregada pelo serviço, a FP Engenharia. Ela iniciou os trabalhos em dezembro de 2012 e tinha previsão de concluí-los em fevereiro de 2013, mas abandonou a obra depois de demolir os banheiros internamente.
Infraestrutura
Banheiros da Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, devem ser entregues a tempo da Feira do Livro
Desde o início do ano, público que circula pelo Centro conta apenas com sanitários químicos
GZH faz parte do The Trust Project