A dona de casa Maria Claredi Pereira, 56, participa há um mês no Programa de Abordagem e Tratamento ao Tabagista, vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), e executado no município desde outubro de 2005. O programa oferece tratamento a quem deseja parar de fumar dando suporte psicológico e medicamentoso. Em um mês no programa, Maria fuma, no máximo, dois cigarros por dia e diz que falta pouco para parar.
Tabagista há mais de 30 anos, a dona de casa confessa que nos últimos anos fumava até 30 cigarros por dia. Agora, com os efeitos reduzidos sente os resultados da mudança.
- Estou muito melhor, me sinto mais disposta e com mais vontade de fazer as coisas -disse.
Assim como a grande maioria, Maria procurou tratamento após receber recomendação médica. No grupo, começou sem remédios, mas com o tempo recebeu a prescrição. Conforme a coordenadora do programa e enfermeira Nadia Peresin Perottoni, os medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde, apenas para aqueles que participam do programa.
- O fumante passa por mudanças que precisa enfrentar para conseguir parar de fumar. As abordagens tentam trabalhar essas dificuldades. Quando um fumante deixa de fumar, sente palpitações, dor no peito, sudorese. Nos encontros, uma pessoa ajuda a outra e diz como está fazendo para superar o problema - disse Nadia.
Cada grupo é composto por 15 a 20 pessoas. Antes de participar, passam por uma avaliação clínica individual. Conforme o médico da família Tiago Mechi, verifica-se a presença de transtornos psiquiátricos, problemas de saúde, o tempo que a pessoa é tabagista, entre outros fatores. E só após isso, são iniciados os ciclos.
No primeiro mês as reuniões são semanais, com duração de até 1h30min. No segundo, os encontros são quinzenais e, depois, seguem com as manutenções por um período de até um ano. Conforme Mechi, o objetivo é que na quarta sessão o tabagista já tenha deixado de fumar.
O programa está disponível no Caps Reviver e nas UBSs dos bairros Belo Horizonte, Esplanada, Fátima Alta, Galópolis, Mariani, Parque Oasis, São Caetano, Sagrada Família, São Victor Cohab, Serrano, Vila Cristina, Vila Ipê e Vila Lobos.
Dia Nacional de Combate ao Fumo
Programa de Abordagem e Tratamento ao Tabagista ajuda fumantes a abandonar o vício em Caxias
Atendimento é disponibilizado há oito anos no município
GZH faz parte do The Trust Project