A Semana Mundial da Amamentação abre nesta quinta-feira e segue até o dia 7 de agosto com atividades no Hospital Geral (HG) e em postos de saúde de Caxias do Sul.
Um dos objetivos é fortalecer a rede de apoio e aconselhamento às mães que alimentam bebês exclusivamente com o leite do peito.
Estudos mostram que crianças que recebem o nutriente até os seis meses têm maior proteção contra doenças e melhor desenvolvimento psicomotor, emocional e social.
A programação do HG contempla curso e palestras para agentes comunitários de saúde e do programa Primeira Infância Melhor (PIM). A intenção é fazer com que esse grupo promova ações e oriente famílias em postos de saúde e moradias.
Gestantes e puérperas (mulher que fez o parto recentemente) também participarão de rodas de amamentação com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos no HG. É o caso da massoterapeuta Karen Fetter, 29 anos, mãe dos gêmeos Augusto e Bernardo.
- Como frequentei o grupo de gestação de alto risco e fiz o pré-natal tenho noção de quanto isso é importante. Sei que posso amamentar meus dois filhos ao mesmo tempo - orgulha-se Karen.
O lançamento oficial da campanha será na UBS do bairro Esplanada, às 9h desta quinta-feira. Em alusão à Semana, serão usados laços dourados para simbolizar que o leite materno vale ouro para meninos e meninas.
PROGRAMAÇÃO
Infância
Fortalecer a rede de apoio às mães é um dos objetivos da Semana Mundial da Amamentação em Caxias do Sul
Cursos e palestras serão oferecidos no Hospital Geral e unidades básicas de saúde
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: