Uma blitz realizada na noite de sábado e madrugada de domingo pela Diretoria de Fiscalização da Secretaria do Urbanismo (SMU) em parceria com a Brigada Militar, vistoriou a situação das câmeras de monitoramento em casas noturnas de Caxias.
A equipe composta por quatro fiscais e quatro brigadianos percorreu dez estabelecimentos escolhidos aleatoriamente. Apenas um, o Chopão Club, no bairro São José, apresentou irregularidades - no caso, ausência de câmeras - e a proprietária recebeu auto de infração no local. Se as câmeras não forem instaladas em até 30 dias, a multa prevista é de R$ 23,9 mil.
A abordagem iniciou por volta das 22h e transcorreu tranquilamente até a 1h. Foram vistoriadas, além do Chopão, o Pepsi Club, Boteco 13, Nox Versus, Bier Haus, Vagão Classic, Chardonnay, Panela Velha, São Patrício e Upside Hall.
Na maioria dos locais, foram os próprios proprietários que atenderam os fiscais, que conferiram se as câmeras registravam a movimentação das entradas e saídas das casas e se o equipamento tinha capacidade para manter a gravação por 30 dias.
Enquanto alguns empresários disseram ter instalado o sistema de segurança após a notificação da SMU, outros já tinham há mais tempo, como no Chardonnay, onde sete câmeras foram instaladas há um ano e meio.
- É um investimento necessário para evitar incomodações e garantir a segurança tanto dos clientes quanto da equipe _ comenta o gerente do Chardonnay, Paulo Capeletti.
Única a ser autuada durante a blitz, a proprietária do Chopão, Ivete Concer Eccher, afirma que não recebeu a notificação da prefeitura, mas garantiu que em no máximo 15 dias deve estar com o equipamento devidamente instalado.
- Eu já estava pensando em colocar, pois acho uma questão muito importante. Só não fiz ainda porque é caro, mas agora vai ser prioridade _ diz.
De acordo com o coordenador de fiscalização da SMU, Alexandre Bortoluz, os estabelecimentos que estavam fechados na noite de sábado devem receber vistoria nas próximas semanas. O objetivo é que até o fim de setembro as 29 casas noturnas notificadas passem por inspeção semelhante.
Segurança
Câmeras de monitoramento de casas noturnas de Caxias do Sul são vistoriadas
Blitz da Secretaria Municipal do Urbanismo percorreu dez estabelecimentos no sábado
GZH faz parte do The Trust Project