Devido a problemas com cães em Caxias do Sul, os Correios suspenderam a entrega de correspondências em 12 ruas. Os pontos atingidos até agora ficam nos bairros São Caetano, Forqueta, Desvio Rizzo, Salgado Filho, Esplanada e Nossa Senhora das Graças. Pelo menos seis carteiros sofreram ataques de cães em 2013.
>> No vídeo, conheça os cães e veja o relato das moradoras da rua
Apesar de não figurar ainda na lista dos Correios, a Rua Giácomo Seben Segundo, no bairro São Cristóvão, está com o serviço irregular nos últimos dois meses. Isso se deve a três cães _duas fêmeas e um macho _ que não são amistosos com a carteira que presta serviço no trecho de 200 metros de extensão.
Os bichos da Giácomo, que ladram também para vendedores, motoqueiros ou pessoas estranhas, são de rua. Apareceram ali, possivelmente abandonados por seus antigos donos. Os vira-latas, porém, recebem cuidados especiais na vizinhança. Ganham comida e tratamento veterinário quando ficam doentes. No entanto, ninguém os adota em definitivo porque já tem bicho ou não tem espaço no pátio.
Prejudicados com a não entrega das correspondências, os moradores da Giácomo pedem que as autoridades resolvam a situação. Só que a solução está distante.
- Perguntei nos Correios por que não vinha mais a correspondência, disseram que era por causa dos cachorros. Comecei a pegar as correspondências no Centro de Distribuição, em Lourdes. Liguei um dia para a prefeitura e alegaram que nada poderia ser feito. Como pode uma cidade do tamanho de Caxias não ter o que fazer com os animais de rua? A gente paga imposto - reclamou a auxiliar administrativa Juliana Camargo, 38 anos.
As orientações que obteve ao solicitar ajuda não serão seguidas:
- Disseram para a gente parar de dar comida. Mas se eu parar, eles não vão ir para outra rua e o problema não vai passar para outra rua e a carteira não vai continuar com medo? - questionou Juliana, que já tem dois cães de estimação em casa.
Cotidiano
Cães de rua impedem entrega de correspondências em Caxias do Sul
Até o momento, serviço está suspenso em 12 vias
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: