Desde que o governo do Estado rompeu o contrato com as concessionárias de pedágio no fim de maio, uma preocupação se espalhou entre os gaúchos: qual seria o futuro dessas estradas.
O trecho pedagiado da RS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, sob responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) desde 12 de junho, começou a apresentar problemas assim que o Estado assumiu. No dia 26 de junho, o Pioneiro publicou reportagem em que foram contabilizados cerca de 100 buracos na rodovia. Dias depois, uma operação foi realizada em toda extensão, ajudou a reduzir, mas não eliminou totalmente os buracos.
Na BR-116, entre Campestre da Serra e São Marcos, a situação se complica aos poucos. Os buracos estão espalhados pela rodovia e preocupam motoristas. Na Ponte do Rio das Antas, próximo do km 96, quem transita em alta velocidade corre o risco de não ver o enorme buraco que antecede a chegada e pode provocar um grave acidente.
_ Toda vez que passo por ali reduzo e ligo o sinal de alerta, mas quem não conhece é capaz de cair da ponte. Sinceramente, preferia continuar pagando o pedágio, com um valor menor, mas ter melhorias na estrada _ disse a atendente de consultório dentário Diana Crestana, 22, que mora em São Marcos e trabalha em Campestre da Serra.
Uma das causas para o aparecimento rápido de deformidades no asfalto pode estar relacionada ao aumento na circulação de veículos de grande porte. Conforme o inspetor Tiago Pires, da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Vacaria, desde o fim dos pedágios o movimento de caminhões aumentou na 116.
Na RS-122, entre Caxias e Farroupilha, e na BR-116, entre Caxias e Nova Petrópolis, o cenário é mais ameno mas também preocupa. O Daer realizou dois dias de operação tapa-buracos na semana passada em Farroupilha. Já na 116, a indefinição sobre a responsabilidade da estrada pode se tornar um grande gargalo.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) diz que ainda é dever do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) cuidar da estrada, mas o Daer afirma que com o fim dos pedágios a função voltou a ser da União.
Confira reportagem completa na edição impressa.
Rodovias
Pioneiro faz blitz e confere situação de algumas estradas da Serra
Equipe percorreu trechos assumidos recentemente pelo Estado ou que deixaram de ser pedagiados
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