O secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Araí Horn, deverá percorrer algumas propriedades rurais neste domingo para verificar os danos causados pelo granizo que atingiu o interior na noite de sexta-feira. Horn acredita que, em razão do período de entressafra, os prejuízos não foram grandes.
Os estragos se concentraram em Fazenda Souza, Ana Rech e Santa Lúcia do Piaí. Em cerca de 15 minutos, a plantação de brócolis do Altair Zanchett, 47 anos, perdeu o viço. As folhas antes altas ficaram perfuradas e caídas depois que a cultura foi atingida pelo granizo, por volta das 21h, em Fazenda Souza.
- Estava linda a lavoura. O pessoal parava para perguntar o que eu estava aplicando nela. Mas não tem o que fazer, é coisa da vida. Ninguém controla o tempo - resignou-se o produtor sobre o meio hectare plantado perto da estrada da localidade de Capela São Roque.
No total, ele tem um hectare da cultura. A parte mais afetada pelas pedras de gelo é a que justamente estava mais próxima da colheita, que ocorreria daqui a um mês. Ele acredita que nessa área será aproveitada apenas 20% da produção. Mas não descarta uma perda total no meio hectare. Se isso ocorrer, ele deixará de ganhar R$ 16 mil. Zanchett não tinha seguro.
- Vou esperar mais um pouco para ver o que vai acontecer. Se não der para vender, vou dar para os animais, triturar, para que a planta não fique sugando a terra - comentou.
O granizo e a chuva em excesso são os piores inimigos do agricultor quando o assunto é clima. Ele também teve prejuízos com a plantação de cenouras.
Em Ana Rech, também houve estragos. A sorte de Cesar Luiz Balardin, 54, foi ter colhido maçã em abril. Porém, as pedras lascaram as árvores do pomar. Ele teme que isso possa afetar a próxima produção. Laranjas que estavam ainda nos pés foram derrubadas. O granizo também perfurou couves-flores e repolhos.