Passear entre os estandes nos pavilhões da Festa da Uva será mais fácil e agradável em 2014. A organização prepara mudanças, entre elas, uma das mais pedidas pelo público: o fim do circuito único de visitação, que era um corredor contínuo entre os estandes, sem possibilidade de mudança de caminho e com uma única saída. Em 2014, quem for ao parque de eventos poderá mudar de rota durante o passeio pelos pavilhões, porque haverá mais de uma saída.
- Montaremos várias, até por questão de segurança - garante o presidente da festa, Edson Néspolo.
O pavilhão 2, conhecido por concentrar um verdadeiro camelódromo para venda de edredons, roupas e calçados, terá outro perfil. Conforme Néspolo, as bancas darão lugar a vinícolas, área de alimentação e espaço para shows. A degustação de uvas continuará nesse pavilhão. O comércio será transferido ao pavilhão 1.
Como o pavilhão 1 é menor, a arrecadação com a locação de espaços deve consequentemente diminuir, mas o presidente espera conseguir contrapartida por meio de patrocínios. Além disso, acredita que o lucro com a bilheteria aumente, porque a expectativa é que o novo formato da festa atraia mais visitantes.
A exposição de uvas também será melhorada, atendendo a outro pedido. Será no Centro de Eventos, como de costume, mas em espaço maior e com mais visibilidade. A fruta tema da festa, aliás, não estará disponível apenas na área de degustação. A ideia de Néspolo é oferecer uvas também no pavilhão 1 e na saída do 2. Os organizadores ainda trabalham em propostas para a decoração da cidade.
As mudanças nasceram a partir de sugestões de pessoas envolvidas com a festividade e da própria comunidade. Em fevereiro, o seminário Planejando a Nossa Festa reuniu representantes de vários segmentos e elencou ideias de diversas vertentes. Além disso, qualquer pessoa pode enviar sua contribuição pelo site da Festa da Uva (festanacionaldauva.com.br/2012, clicar na marca Seminário Planejando a Nossa Festa.
A Festa da Uva ocorre de 20 de fevereiro a 9 de março.
Fim do labirinto
Percurso de visitação dos pavilhões da Festa da Uva, de Caxias do Sul, terá mais de uma saída em 2014
A área de estandes para venda de roupas, calçados e edredons será menor e passará a funcionar no pavilhão 1
GZH faz parte do The Trust Project