A melhor notícia do Inter na pausa da data Fifa é o iminente retorno de Fernando. Recuperado de lesão na panturrilha, o volante tem trabalhado com o restante do grupo e deve voltar à equipe na partida diante do Vasco, na quinta-feira (21). E essa informação é importante porque, com o volante, os colorados têm aproveitamento de líder no Brasileirão.
O jogador de 37 anos, cuja carreira praticamente se desenvolveu entre Porto, Manchester City e Sevilla (além de Galatasaray), tem 19 partidas na competição, com 11 vitórias, seis empates e só duas derrotas. Isso significa vencer 68% dos pontos em disputa. Esse é o mesmo número do Botafogo, atual primeiro colocado.
Se o recorte for ainda mais específico, com Fernando sob comando de Roger, o índice vai a 77%. E de titular com o atual treinador, 81%. É que o técnico foi quem o fixou no meio-campo, após Eduardo Coudet usá-lo praticamente sempre como zagueiro.
Mesmo que não tenha ido mal como zagueiro (foram três vitórias, três empates e uma derrota), é na frente da área que Fernando dá uma resposta de elite europeia na realidade brasileira, mesmo já estando na fase final da carreira. É que de "5" ele, além de ter a leitura na fase defensiva, contribui também na frente. O gol de Borré contra o Cruzeiro, por exemplo, começa com um passe diferenciado, de primeira, quebrando a defesa adversária pela direita.
Liderança
Além da qualidade em campo, Fernando é um líder do grupo. Roger não esconde o quanto conta com o jogador, inclusive repassando uma "missão professor". Tanto Rômulo (24 anos), que ocupou seu lugar nas seis partidas em que não pôde atuar, quanto Luis Otávio (17 anos), que entrou no final de outros jogos, são pupilos do dono da camisa 5. O técnico orientou os jovens a colar no experiente e ouvir tudo o que ele falar. O treinador lembrou da trajetória vitoriosa de Fernando na Europa e já vê reflexos também nos alunos.
Claro que em Rômulo a evolução é mais evidente. Ele tem melhorado bastante nos confrontos e duelos no meio-campo. Agora, precisa aparecer mais na fase ofensiva e, também, na questão física. Em quase todas as partidas, sai do campo exausto, e antes do final da partida. Mas mesmo assim, seu crescimento já desperta interesses de fora.
Scouts de clubes do Exterior informaram sobre o monitoramento do jogador. Eles representavam equipes da Europa e Major League Soccer (dos EUA). O Inter adquiriu 60% dos direitos de Rômulo por R$ 3,6 milhões.
Fernando deve treinar novamente nesta segunda-feira (18). Se não tiver problemas, voltará à equipe. Ele teve uma lesão na panturrilha contra o Vitória em 29 de setembro. Jogou o Gre-Nal no sacrifício já que, além dele, estava fora também Thiago Maia. Ficou meia hora em campo. Depois disso, saiu da equipe e ficou apenas fazendo tratamento, para se curar definitivamente.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.