Os cinco primeiros meses de funcionamento da Coordenadoria de Acessibilidade, implantada este ano pela prefeitura, têm servido para o planejamento de futuras ações e a integração com outras entidades que tratam do tema.
Em fevereiro, a gestora da coordenadoria, Rosa do Carmo Fonseca, contou que uma equipe se preparava para ir a campo conhecer a situação das repartições da cidade. A programação não se concretizou. Primeiramente, o órgão pretende enviar um questionário às secretarias municipais para avaliar as condições de acessibilidade.
Na prática, a coordenadoria concentra seu trabalho nas demandas que chegam por meio dos próprios cadeirantes e que são encaminhadas às secretarias responsáveis pela solução. Rosa justifica:
- Vamos aguardar as respostas dos questionários para fazer as visitas nas repartições. Só que vamos aos poucos e na medida do possível. Somos uma coordenadoria nova e ainda estamos nos adequando. Temos apenas quatro funcionários: um estagiário de meio turno, uma agente administrativo, uma assessora técnica e eu - esclarece.
Porém, quem precisa de políticas públicas mais eficazes está cansado de esperar. Cadeirante há quatro anos, Josiani Souza dos Santos, 29 anos, enfrenta calçadas esburacadas, prédios sem acessibilidade, rampas mal construídas e ônibus adaptados estragados.
- Eu já tive que andar com a cadeira de rodas no espaço destinado aos carros porque a Matheo Gianella e a Feijó Júnior não tinham rampas de acesso. Na Júlio de Castilhos, calçadas deterioradas ou ocupadas por obras impediram minha passagem - conta.
Antes de sair de casa, o cadeirante Edimar Sachet, 26 anos, organiza todo o seu roteiro, incluindo os locais para estacionar e transitar com a cadeira de rodas. Tudo para evitar transtornos, mas nem sempre funciona. Normalmente, a vaga para portadores de deficiência física está ocupada por quem não precisa dela.
A Coordenadoria de Acessibilidade acredita que conscientizar a população sobre o tema é o maior dos seus desafios. O órgão vem elaborando cartazes para distribuir no comércio, nas escolas e nas repartições públicas.