Caxias do Sul terá um complexo com salas para oficinas e assistência social, biblioteca, cineteatro com 125 lugares, pista de skate, academia da melhor idade, playground, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia e pista de caminhada.O projeto é de responsabilidade do Ministério da Cultura, que implantará cerca de 360 praças chamadas de Centros das Artes e Esportes Unificados (Ceus), até o final de 2014, em diferentes cidades do país.
Em Caxias, o Centro contará com uma edificação de 7 mil metros quadrados, em uma área doada pela prefeitura de 14 mil metros quadrados, no bairro Cidade Nova. A obra iniciou em abril e possui previsão de conclusão em janeiro de 2014. O investimento está orçado em R$ 3,5 milhões, com recursos da União, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Segundo o coordenador geral do projeto e secretário municipal da Cultura, João Wianey Tonus, a contrapartida do município será de R$ 300 mil.
_ Nosso objetivo é ter equipamentos de esporte e de cultura em cada região, e avaliamos que na Zona Oeste era o local onde mais precisava. No entanto, vamos pensar em atividades para todo o município. Teremos um cinema maior que o Ordovás para exibir filmes alternativos e culturais, com 242 metros quadrados. O mesmo espaço contará com um palco para festivais escolares, comunitários e para receber peças de fora, como espetáculos do Caxias em Cena _ aponta Tonus.
De acordo com o coordenador adjunto e secretário municipal de Esporte e Lazer, Washington Stecanela Cerqueira, haverá funcionários da prefeitura para executar o quadro de ações.
_ O Centro terá uma integralidade social muito grande, pois o jovem sairá da biblioteca após fazer seu estudo e poderá praticar um esporte, sendo observado por um professor, da mesma forma com uma oficina de teatro, de dança, ou um curso preparatório _ coloca Washington.