Em Caxias do Sul são poucos os casos de pessoas que optaram pelo procedimento cirúrgico feito pela atriz norte-americana Angelina Jolie, que fez uma dupla mastectomia preventiva, que é a retirada dos dois seios para evitar algum tipo de câncer.
Um dos empecilhos para os pacientes é o alto custo do exame que detecta o "defeito" no gene responsável pelo câncer, que no Brasil gira entre R$ 5 mil e R$ 14 mil.
O mastologista e ginecologista Paulo Roberto Cará, que atua em Caxias, confirma que a procura pela intervenção cirúrgica não é comum.
- O procedimento é um pouco discutível, já que, mesmo após a intervenção cirúrgica, existe um percentual de tecido mamário pequeno que não há como retirar, o que mantém o risco de algum dia a pessoa ter um câncer - comenta Cará.
O mastologista reforça que a forma mais acessível ainda é a prevenção, com autoexame, exames clínicos, visitas ao médico uma ou duas vezes por ano.
- O diagnóstico precoce é muito importante - comenta Cará.
Professor de Medicina no Ambulatório de Mastologia da UCS, o médico Fernando Vivian conta que até hoje fez apenas dois procedimentos de mastectomia preventiva em pacientes no município - o mesmo feito por Angelina Jolie. Segundo o médico, a cirurgia só é executada após muitas conversas com paciente e com os familiares.
A pessoa precisa estar consciente do que está fazendo, dos riscos e mudanças no corpo. Afinal, trata-se de retirada de seio. O seio pode ser recomposto com cirurgia plástica.
- Gostaria muito que o exame fosse acessível a todos, para que as pessoas pudessem ter certeza se há algum tipo de problema. Mas o custo é alto - comenta Vivian.
O oncologista Ruy Reinert Júnior acredita que decisões como a tomada pela atriz Angelina Jolie, de retirada dos dois seios, só devem ser feitas em situações extremas, a partir da comprovação do risco por meio do exame.
Os pacientes que optarem pelo exame que detecta os genes BRCA1 ou BRCA2, os mesmos feitos por Jolie, precisam pagá-lo de forma particular, já que ele não pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não é coberto por planos de saúde.
Medicina
Caxias do Sul registra poucos procedimentos cirúrgicos iguais ao que a atriz Angelina Jolie fez
Um dos empecilhos é o custo elevado do exame que detecta o problema no gene
GZH faz parte do The Trust Project