A primeira etapa da vacinação contra a gripe A começa nesta segunda-feira e se estende até o dia 26 de abril. Em Caxias do Sul, 22 unidades básicas de saúde (UBSs) abrem as portas às 7h e outras 24 iniciam o atendimento entre 7h30min e 8h. A mobilização também abrange todos os municípios da Serra.
Confira o horário das UBSs em Caxias do Sul.
As doses gratuitas serão distribuídas somente entres os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde: gestantes, idosos, crianças menores de dois anos, doentes crônicos e trabalhadores da saúde (ver informações abaixo). Quem não se enquadra no perfil, pode procurar atendimento nos planos privados ou clínicas particulares.
A campanha pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem como meta alcançar pelo menos 71,3 mil pessoas em Caxias do Sul. Mas, nessa primeira fase, a Secretaria Municipal da Saúde terá 25 mil doses à disposição, o que corresponde a pouco mais de um terço do previsto. O restante das vacinas será encaminhado em data a ser definida pelo governo federal.
Ao todo, o município pretende atingir 80% do público alvo. O atendimento estará concentrado apenas nas UBSs durante a semana. No sábado, dia 20, a vacinação será ampliada para outros pontos pela cidade, o que inclui a Praça Dante Alighieri, supermercados, centro comunitários e escolas.
Doentes acamados ou pessoas com dificuldade de locomoção receberão a vacina em casa. Para ter acesso ao serviço, é necessário contatar a UBS de sua região. Doentes crônicos também precisam levar receita médica original ou fotocópia. O documento não ficará retido no posto e receberá um carimbo das equipes.
A imunização contra influenza protege contra três tipos de vírus, a Influenza A (H1N1), a Influenza Sazonal (H3N2) e a Influenza B. A vacina só será distribuída gratuitamente na primeira etapa para os grupos abaixo em Caxias do Sul:
Doses previstas
Crianças de seis meses a menores de dois anos: 9.440
Gestantes: 4.720
Mulheres que fizeram parto até 45 dias antes do início da campanha: 776
Pessoas a partir dos 60 anos: 48.154
Profissionais da saúde: 8.234
Doentes crônicos*: não há estimativa porque a procura tem variação