Eni Teles Pereira não gosta de perder tempo. Aos 81 anos, foi a primeira a ser vacinada contra a gripe A na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Belo Horizonte nesta segunda, em Caxias do Sul. A antecipação vale a pena, garante a aposentada. Todo ano ela faz a vacina e, desde então, não tem ficado gripada.
A campanha de vacinação na rede pública começou nesta segunda.
- Se tenho alguma coisa é leve, sabe, aquele nariz escorrendo e só - contou.
Eni mora em Santana do Livramento, mas passa boa parte do tempo em Caxias ajudando o filho que está com câncer.
Mesmo fora de casa, não se inibiu e garantiu a vacina no primeiro dia de campanha.
Uma funcionária do posto chegou a questionar: será que ela não foi a primeira a se vacinar em Caxias? Eni chegou às 6h30min na unidade, 30 minutos antes de abrir, mas foi alertada pela atendente de que não precisaria ter chegado tão cedo.
A vacina pode ser realizada sem hora marcada, desde que dentro do horário de atendimento das UBSs.
A primeira etapa da vacinação contra a gripe A se estende até o dia 26 de abril. As doses gratuitas serão distribuídas somente entres os grupos prioritários _ gestantes, idosos, crianças menores de dois anos, doentes crônicos e trabalhadores da saúde_ nas Unidades Básicas de Saúde.
Em Caxias, 22 UBSs farão a vacina. A campanha do Sistema Único de Saúde (SUS) tem como meta alcançar pelo menos 71,3 mil pessoas em Caxias do Sul.
A imunização contra influenza protege contra três tipos de vírus, a Influenza A (H1N1), a Influenza Sazonal (H3N2) e a Influenza B.
Quem não se enquadra no perfil, pode procurar atendimento nos planos privados ou clínicas particulares.
O preço varia de R$ 35 a R$ 90. A dose só não é recomendada para quem tem alergia grave a ovos ou já teve reação severa à vacina e bebês com menos de seis meses.
Saúde
Campanha de vacinação contra a gripe A começou nesta segunda-feira em Caxias do Sul
Imunização segue até o dia 26 de abril
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: