Em setembro de 2011, o Centro Educativo Portal da Luz, núcleo do bairro Cinquentenário II, abria as portas para atender crianças em situação de vulnerabilidade social. A proposta inicial era de que a instituição disponibilizaria cozinha comunitária e atividades no turno inverso ao da escola.
Mas segundo moradores, apenas parte do que foi acordado com a Fundação de Assistência Social (FAS), de fato, ocorreu. Nos últimos meses, o Centro vinha sendo usado por apenas 17 crianças, que eram auxiliadas nos temas de casa e levadas ao parquinho.
Além da pouca participação, a FAS entendeu que o espaço era pequeno e necessitiva de reformas, por isso, encerrou a parceria. As famílias foram avisadas e convidadas a inscrever as crianças em um novo projeto, a AABB Comunidade. Todas as 20 vagas oferecidas já foram preenchidas.
- Como não é um espaço público, não temos como fazer melhorias. Apenas mudamos de lugar para melhor atender. Todas as crianças, mesmo aquelas que não tinham a frequência adequada, tiveram a oportunidade de entrar na AABB - disse a presidente da FAS, Marlês Andreazza.
Agora, moradores buscam novas parcerias que os ajudem a aproveitar o prédio que foi construído pela comunidade. A ideia é montar uma biblioteca ou um centro para oficinas.
Confira reportagem completa no Jornal Pioneiro.