Cerca de 2,5 mil pessoas participaram na manhã deste domingo das comemorações de 50 anos do Novo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A celebração ocorreu durante missa iniciada às 10h30min e presidida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni. A manhã também foi de despedida para padre Volmir Comparin. Gilnei Fronza, foi empossado pelo bispo como novo reitor do Santuário.
A missa reuniu pessoas que trabalharam na construção da igreja, representantes das sete capelas de Caravaggio, que auxiliaram nos trabalhos entre outras pessoas ligadas à obra.
Apesar do clima de celebração ao jubileu, houve reflexão e homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. Jovens seguraram folhas com os nomes dos mortos e as depositaram aos pés da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. O gesto também foi para pedir bênção aos feridos e às famílias de quem estava na danceteria.
Após a celebração os trabalhadores da obra e os familiares participaram de almoço. O novo santuário foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1963, após 18 anos de obras. Na década de 1940, a antiga igreja ficou pequena para o número de fiéis e o padre Teodoro Portolan idealizou o novo projeto. Portolan foi pároco de 1942 a 1968.
50 anos
Missa comemora jubileu de ouro do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
Celebração também teve homenagem às vítimas da tragédia em Santa Maria
GZH faz parte do The Trust Project