Contrário à poda indiscriminada, o novo secretário municipal do meio ambiente, Adivandro Rech, promete rever a maneira como o corte de folhas e ramos de árvores será feito em Caxias. Para tal, ele promete estudos técnicos.
- A forma será determinada por um estudo científico, não é 'eu acho que deve ser assim'. A população pode ficar tranquila, as podas na forma como vinham ocorrendo não vão ocorrer mais - diz o secretário.
O equilíbrio entre social, desenvolvimento econômico e meio ambiente é o ambiente ideal para Rech, que tem 39 anos, é procurador concursado, especialista em gestão pública e mestre em Direito Ambiental. Entre as metas, está a criação de um plano de arborização urbana.
Confira, a seguir, algumas ideias e planos do secretário:
Papel das pessoas na preservação da natureza
- É grande. Se todo mundo tiver respeito, não se trata nem de respeito pela natureza, mas respeito pelo próprio homem. Só polui aquele que não respeita o homem. Aquela pessoa que tem coragem de jogar lixo tóxico num rio, ele não tem respeito nenhum pelo homem. Se você agride o meio ambiente, agride o homem.
Papel dos governantes
- É a implementação de políticas públicas de regulação e manutenção da sustentabilidade. É o papel mais ingrato, porque nós temos de um lado aqueles que defendem o meio ambiente acima de qualquer coisa. Do outro lado, temos aqueles que pouco se importam com o meio ambiente. E no meio temos outro grupo que está mais equilibrado. E as políticas públicas devem ser implementadas justamente no sentido de garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado, garantir o desenvolvimento econômico e o social. E a administração pública tem que manter esses três pontos equilibrados para manter a sustentabilidade. Esse é nosso papel.
Educação ambiental
- É um dos segredos do sucesso. Há um trabalho que vem sendo realizado na secretaria há bastante tempo que trata de educação ambiental. Ano após ano o número de pessoas atingidas é maior. Temos uma série de eventos realizados. Queremos aproximação maior da comunidade com secretaria, trabalhando de forma mais coletiva a educação ambiental. Durante o ano vamos trabalhar em cima de uma ampliação do programa de educação ambiental.
Ligustros e mata atlântica
- A ideia é iniciar ainda este ano a implantação deste projeto da mata atlântica (Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica). Inclusive cumprindo com o que está no plano de governo que é a elaboração do zoneamento ambiental. Há previsões para que se evite que a vegetação invasora tome o espaço. Mas não tenho como afirmar, seria leviano afirmar o que vai ser feito. É possível que ocorra substituição, mas dentro do plano diretor, que vai ser discutido com a sociedade. E não a substituição de retirar e colocar uma arvorezinha no local.