José Galló se emocionou duas vezes durante a inauguração das casas centenárias que foram de seu avô, Hércules Galló, na manhã deste sábado, em Galópolis. Após terem passado por processo de restauração, as duas moradias foram transformadas em centro cultural e a partir deste fim de semana ficam abertas para visitação da comunidade.
- Essas casas são de minha propriedade, mas não me pertencem mais. Elas são de vocês - discursou, durante a inauguração, que contou com a presença do prefeito José Ivo Sartori e do futuro prefeito, Alceu Barbosa Velho, entre outras autoridades.
As residências são de 1904 e 1908 e foram habitadas por Hércules e familiares. O italiano trouxe desenvolvimento para o bairro caxiense, especialmente com a indústria têxtil.
Também na manhã deste sábado, o jornalista Ricardo Bueno autografou o livro Galópolis e os italianos, patrimônio histórico preservado a serviço da cultura. Além disso, está sendo exibido o documentário O primeiro raio de sol, da Spaghetti Filmes, que trata sobre o restauro das casas.
As suas residências, tombadas como patrimônio histórico municipal, ficam abertas para visitação neste sábado e domingo. Depois, com agendamento. E a história não para por aí. O próximo passo é a construção de um auditório para aulas, palestras e seminários.