Localizadas em Galópolis, as duas casas que pertenceram a Hércules Galló, de 1904 e 1908, passaram por amplo processo de restauração. Recuperadas, serão exibidas à comunidade neste fim de semana. Sábado pela manhã haverá a inauguração, e na sequência, as casas estarão abertas para visitação. O processo foi comandado pelos arquitetos Renato Solio e Roque Frizzo.
Solio, bisneto de Galló, passou a infância na casa 2, a mais recente. Ele conta que a ideia é transformar o complexo em um centro cultural, com o objetivo de preservar a memória da família.
_ O mais difícil foi dimensionar a abrangência da intervenção. Os danos eram maiores do que imaginávamos_ explica Solio.
Também no sábado será lançado o livro Galópolis e os Italianos: Patrimônio Histórico Preservado a Serviço da Cultura, do jornalista Ricardo Bueno, que aborda a história do lugar, seus personagens, sua economia, além da influência arquitetônica das casas. Além disso, será exibido o documentário O Primeiro Raio de Sol, produzido pela Spaghetti Filmes.
A visitação é gratuita e será no sábado e domingo, das 14h às 19h. Depois, apenas com agendamento pelo fone 3028.2810.
Patrimônio
Casas que pertenceram a Hércules Galló foram restauradas e serão exibidas à comunidade a partir deste sábado
Ambas as residências são tombadas como patrimônio histórico municipal
GZH faz parte do The Trust Project